A IMPRENSA E OS PENSAMENTOS DIVINOS
- Dia de Caxias
- Dia Nacional da Imprensa
- Dia Internacional das Crianças
- Primeira transmissão de TV no Brasil
Você já pensou em produzir um jornal com notícias da sua família e para sua família? Ou quem sabe você já pensou em fazer um jornal para o bairro. Esse privilégio de manifestar seu pensamento para que muitos saibam é a liberdade de imprensa sabia?
Para a liberdade de imprensa existir é proibido escrever anonimamente. Se quem escreve não se identifica, se esconde é porque não quer ou não pode se responsabilizar pelo que escreve, certo?
Em junho 1808 o jornal Correio Brasiliense foi lançado clandestinamente no Brasil. Suas publicações eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pela ideia de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa.
Seiscentos anos antes de Cristo, outro homem recebeu a ordem de escrever as informações que recebia do Criador para seu próprio povo. Era já uma prática antiga adotada por aquela divindade: registrar suas diretrizes, revelar seu caráter na cultura de seu povo. No entanto foi acrescentada uma nova orientação: A ordem foi a seguinte: “Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.”[1]
Devia ser escrita de modo que qualquer pessoa com pressa pudesse ler. Correndo em fuga, ou correndo em perseguição, ficava informada da revelação divina. O que está escrito, registrado, constitui-se em documento, pode ser averiguado com os fatos.
Esse Deus, Criador dos céus e da terra não impede a informação mentirosa, difamadora. Eles mantem a liberdade, mas orienta seu povo assim: “Não sejam parceiros dos que me rejeitam. Não se associem com os que mergulham na corrupção. Eu os recebo como filhos e filhas eu sou Seu Pai o Senhor todo-poderoso[2].
Viva a liberdade de Imprensa com Deus e Pai de Cristo Jesus.
- Esta mensagem responde á pergunta: Como Deus reage a “liberdade de Imprensa”?
- Aplicação para a sua vida: Não apenas o que você fala, mas o que escreve precisa defender a verdade com justiça, justiça que glorifica ao Deus do Evangelho.
[1] Habacuque 2:2. Está no Antigo Testamento, na Bíblia. Foi escrito por volta de 600 anos antes de Cristo profundamente incomodado com a intensa impiedade de Judá, reino do sul de Israel. Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento. Data aproximada entre 700 e 300 a.C. Ele está perturbado pela impiedade de Judá, povo do sul de Israel.
[2] II Coríntios 6:17-18 Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de 55, 56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.