PASSAGENS, TRANSIÇÕES, MUDANÇAS E A FÉ
Dia do Cartógrafo
Dia Nacional da Distonia
Embora saibamos que ninguém “vira” adulto de uma hora para outra, você e eu nos surpreendemos quando repentinamente uma criança questiona uma ordem de algum adulto. Somos como que apanhados de surpresa. Não nos ocorre que aquela pessoinha seja capaz de nos confrontar com algum argumento tão lógico e pertinente ao assunto. No entanto, no momento seguinte volta a ter atitudes infantis até abaixo da própria faixa etária. Esses repentinos avanços e retrocessos fazem parte do desenvolvimento da maturidade humana.
Tanto mães que confiam em Deus pela fé de Cristo Jesus, como os próprios adolescentes que falam de sua fé em Deus vivem os conflitos próprios da fase em que estão. Por quê? Porque tanto a criança quanto os pais mudam assim, quase imperceptivelmente. As vezes com ideias e práticas bem maduras e depois com atitudes imaturas. No entanto as mudanças, continuam ocorrendo e quando se vê…pronto! Aqui está alguém formado! No entanto, o convívio diário não facilita essa percepção de mudança consistente.
É interessante que em Gênesis lemos que Deus vinha conversar com Adão e Eva quando o dia ia terminando e chegando a noite. Era um momento de passagem1 . Era um momento de mudança do dia para a noite. Assim também a comunhão com Deus precisa ser firmada, amadurecida, ajustada ás mudanças. Sim a fé em Deus também precisa se ajustar a nova fase da vida, seja de adolescência, maturidade ou mesmo velhice. O entendimento e aplicação das realidades espirituais precisam se ajustar aos novos desafios da existência humana.
Para cada fase da vida, seus relacionamentos com Deus pela fé de Cristo Jesus precisam ser ajustados, precisa também crescer. Por isso crescer na fé do Senhor Jesus e na graça de Deus é como a luz do amanhecer que vai se firmando até o dia estar perfeitamente instalado2. É assim o processo de crescimento e amadurecimento, o processo de mudança também na fé.
Agora diga-me: você está crescendo na fé ou continua com os mesmos conceitos e entendimento de 10 anos atrás?
Essa mensagem responde a pergunta: Como compreender as mudanças da vida e da fé?
Aplicação para sua vida: Reavalia sua fé para verificar se ela acompanha as novas exigências que sua maturidade exige. Avalie seu crescimento na fé e na graça de Cristo Jesus.
1 Gênesis 3:8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus…” Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes. O autor provável é o próprio Moisés depois que o povo saiu do Egito. 1500 anos a. C.
2 Provérbios 4: 18 A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia”. Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.