PERGUNTAS PARA NÃO DECIDIR

PERGUNTAS PARA NÃO DECIDIR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  •   • Dia Internacional da Dança (Balé da CiTYsp).

Fazer perguntas também  pode ser uma maneira eficaz de não se obter resposta nenhuma. Exemplo disso são as pessoas que se dizem interessadas na fé cristã, mas não conseguem tomar uma decisão porque não tiveram ainda algumas respostas.

Podem ser curiosidades do tipo: “Adão tinha umbigo?” “Com quem Caim se casou?” “Onde está a Arca de Noé?” “Jonas foi mesmo engolido por uma baleia?” “Como o povo hebreu atravessou o mar vermelho?” Ou questões como: “Crente pode apostar na loteria?” “Por que não pode haver sexo antes do casamento?” “E bebida alcoólica, pode?”.

Geralmente essas questões servem para fugir de uma resposta pessoal a duas perguntas fundamentais: “Quem é Jesus?” e “Eu quero mesmo seguí-lO?” Nos Evangelhos, entre os primeiros discípulos de Jesus, se encontra essa sequência: ante a revelação de que Jesus era Deus conosco, eles abandonavam tudo e O seguiam. Tudo: atividades, profissão, tradições e perguntas que não levavam a respostas.

Segundo os evangelhos, dúvidas apareciam. Os discípulos frequentemente questionavam: “Por que Jesus age assim?”[1] “Por que não afasta as criancinhas, conversa com as mulheres, cura os doentes, acalma as tempestades, alimenta os famintos?[2]” Mas eram perguntas que surgiam da convivência diária com Cristo, das atividades práticas Dele e aproximavam os discípulos do Mestre.

Perguntas sempre vão existir. O ser humano é naturalmente curioso. Mas elas podem afastá-lo ou aproximá-lo da fé em Cristo. Podem levá-lo a um labirinto sem fim ou conduzi-lo ao caminho que leva à vida. Isso vai depender do tipo e da intenção de suas perguntas. Acima de tudo, vai depender de uma resposta inicial. Da decisão de primeiro aceitar que Jesus Cristo é Deus, o Salvador, e seguí-lO.

•             Esta mensagem responde á pergunta: Quando as perguntas escondem má vontade para com a verdade?

•             Aplicação para a sua vida: Você precisa reconhecer quando foge de decisões para com Deus fazendo perguntas de pouca importância. Faça isso hoje!


[1] João 4: 27 Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber?” ou: “Por que estás conversando com ela?” Evangelho de João narra o encontro de Jesus com uma mulher de uma raça desprezada pelo povo judeu. Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Marcos 6: 37 Ele (Jesus), porém, respondeu: “Deem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Isto exigiria duzentos denários ! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?” Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?