CHORINHO E A SUA MÚSICA
• Dia Nacional do Choro
• Dia Mundial do Escoteiro
• Dia do Agente de Viagem (AVIESP)
• Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
O gênero musical dessa melodia é o chorinho. Um dos expoentes desse gênero é o Pixinguinha. Seu nome é Alfredo da Rocha Vianna Filho, e já é falecido. Quando criança contraiu a varíola que deixou seu rosto marcado. Naqueles dias era chamado de bexiguento. Tocava vários instrumentos. Pergunte lá para seus avós ou conhecidos daquela geração. Sua música mais conhecida é o “Carinhoso”. O estilo musical chama-se choro ou chorinho porque conta as tristezas da vida, os desafios.
Você percebe que cada época a música reflete a condição do povo, da cultura, de um lugar? Então, antes de criticar as músicas modernas, procure perceber o que é que ela expressa. Ela é a voz de uma geração, de um grupo social. Certamente os jovens são bem diferentes, mesmo entre si no modo de pensar, de agir nas dificuldades. O grande desafio hoje é compreender o outro. Essa compreensão passa pelas artes, de modo geral e pela música em particular. Compreender não significa concordar. Compreender implica em entender o que está envolvido no coração do outro.
Até mesmo na bíblia você encontra trechos cantados lembrando dos tempos difíceis como dos tempos maravilhosos. A narrativa e revelações divinas ao seu povo são cantadas e retratam experiências marcantes.[1] Na comunhão com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus, o pecador perdoado canta uma música nova. A letra fala de descanso, perdão, alegria, coragem e ousadia.
A música que nos marca reflete os momentos que vivemos e situações que ficaram como que tatuadas em nosso espírito. Então, ao invés de desprezar quem gosta de gêneros musicais diferente de você, procure conhecer a pessoa, sua história e poderá perceber até mesmo Deus Pai agindo naquela vida. Cante também o que Deus, em Cristo tem realizado na sua vida.[2] Isso é cântico novo.
• Esta mensagem responde á pergunta: Por qual razão não criticar os diversos gêneros musicais?
• Tarefa para Hoje: Antes de criticar o gosto musical de alguém, verifique a história dela com aquele gênero. Então poderá respeitar a diversidade musical por causa da vida que ela marcou.
[1] Salmos 98:1 “Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C
[2] Isaías 12:2 “Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.”