TOME UM CAFÉ COM A HISTÓRIA!

TOME UM CAFÉ COM A HISTÓRIA!

Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

 Dia Internacional do Café

Dia Pan-americano, determinado pela ONU

Convido você para tomar um café, aceita? Sim, tomar um café com a história. Já tomou um café assim? Você quer café expresso ou de coador? Com cafeína ou sem cafeína? No copo ou na xícara?

Antigamente eu chegava em qualquer bar e pedia um café e era atendido sem precisar responder uma pesquisa. Hoje é diferente, concorda? Quantas decisões são necessárias para tomar um café.

 Café tornou-se a bebida das elites brasileiras. De 1931 a 1943, o governo brasileiro queimou 72 milhões de sacas de café, o equivalente a quatro safras boas. Para que? Para que o preço não baixasse e o povo não tomasse café.

Por muitos anos a Europa cristã não tomava café por ser uma bebida comum entre os árabes mulçumanos, até que papa Clemente VIII bebeu e aprovou1. Há cristãos que consideram pecado tomar café, mas aprovam a bebida alcoólica. Outros tomam café, mas proíbem a bebida alcoólica.

Notou como a divindade adorada influencia os hábitos mais comuns como a bebida e a comida? Quando, entre os Irmãos de fé em Cristo Jesus surgem diferenças, comuns como essas considera-se a orientação dada pelo Espirito Santo através do apóstolo Paulo.2 Cristo Jesus é a base do culto a Deus. 3 Quem bebe ou come verifica, diante do Senhor Deus, a melhor expressão do caráter divino em sua própria vida, não na vida dos outros. Não é apenas a cultura e tradição que orienta o discípulo de Jesus nas escolhas que faz, nem a religião, mas sua intimidade com o Pai Celeste respeitando os Irmãos.

O critério que orienta o cristão em questões cotidiana é a consideração, respeito pelo Irmão de fé e os que não amam o Senhor Jesus.4 Isso não nos impede de lembrar como Cristo vem antes de qualquer decisão prática no dia a dia. Entendeu?

· Essa mensagem responde a pergunta: Você quer “tomar” alguma informação histórica do café?

· Aplicação para sua vida: Preste atenção ao espírito de respeito, conciliação e amor nessas escolhas dentro da Igreja de Cristo Jesus. Você dará contas de si e não dos outros.


1  Até século XVI, o café era “a bebida do diabo” até que Clemente VIII batizou. Leia mais: https://revistacafeicultura.com.br/?mat=68174

2   Romanos 14:13-17 “Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

3  I Coríntios 10:31 Estude todo conselho de Paulo dado aos cristãos na cidade de Corinto. A diferença estava entre comer carne ou apenas legumes Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo..

4  Colossenses 2:16 “Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado. 17Esses rituais são apenas sombra do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?