SAÚDE E SALVAÇÃO SE MISTURAM

SAÚDE E SALVAÇÃO SE MISTURAM
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Saúde
  • Dia do Médico Legista
  • Dia do Corretor

Você já se perguntou a razão de Jesus ao curar algumas pessoas dizer: “A tua fé te salvou!?”[1] Não havia apenas a dimensão da cura em que alguns deram glórias a Deus, mas havia também a cura física. A atuação de Jesus na vida das pessoas não apresentava mudanças somente da reconciliação com Deus mas também devolvia uma vida digna, saudável e reintegrada à sociedade, porque a doença significava exclusão social.[2]

Jesus demonstrava não só o poder de curar, mas também de perdoar pecados: ele veio curar o homem inteiro, alma e corpo; é o médico de que necessitam os doentes. Seu amor pelos enfermos, fragilizados não cessou, ao longo dos séculos. Por isso os cristãos são despertados na atenção para com todos os que sofrem no corpo e na alma.

“Saúde é um estado dinâmico de bem estar do indivíduo e da sociedade; um bem estar físico, mental, espiritual, econômico, político e social; em harmonia com os outros, com o meio ambiente e com Deus”.[3]   A expressão judaica “Shalom” : expressa, além de ‘paz’, também ‘saúde’ num sentido bem amplo, ‘renovação espiritual’, ‘reabilitação social’. A palavra “Soteria” – “salvação” no grego, pode indicar ‘a totalidade da pessoa’, ou simplesmente ‘saúde’. Na bíblia, ser salvo significa ser transformado(…), cura é transformação total; então, salvação e cura são uma e a mesma coisa”[4] Saúde e salvação, portanto, são termos superpostos e paralelos na teologia bíblica da redenção. A teologia da salvação está certamente ligada à teologia da saúde![5]

O Evangelho é o poder de Deus, é o poder de Deus que começa já, aqui na dimensão espiritual, alcança a alma e até o corpo, e até a morte será vencida pela ressurreição.  Como ato final da redenção da raça humana reconciliada com Deus pela fé de Cristo Jesus. Você crê em Cristo Jesus assim?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Por qual razão Jesus disse a várias pessoas que curou: a Tua fé te curou?
  • Aplicação para sua vida: Note como a salvação tem em vista a restauração da saúde e da vida, por isso a ressurreição é a vitória final sobre a morte desse corpo contaminado pelo pecado.

[1] Como exemplo bíblico podemos citar a expressão “a tua fé te salvou”, pronunciada por Jesus no evangelho de Lucas. A mesma aparece quatro vezes em Lucas: em 8:48 = mulher curada de hemorragia; em 17:19= a cura dos dez leprosos; em 18:42 = a cura da cegueira de Bartimeu; mas em 7:50 = perdão dos pecados da mulher.

[2] Mateus 9:35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

[3] (A busca da integridade, In :saúde comunitária, 13, citando S. J. kingma “Não apenas sobreviver, mas ter vida plena”, contact, 20, outubro/81 – pp.2-13).

[4] Médico e teólogo Anthony Allen (ALLEN, 1998, 27 (op.cit., 30).

[5] https://filotheo.blogspot.com/2011/06/saude-integral-uma-analise-biblico.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?