A MENTIRA, QUAL É A DELA?
- Dia da Abolição da Escravidão dos Índios • 1680
- Dia da Mentira- Dia do Trote
- Dia Mundial do Trabalho
Já percebeu o seu cansaço? Como tomar decisões com acerto quando a verdade é classificada de mentira e a mentira chamada de verdade?[1] Elas chegam misturadas aos seus ouvidos e a confusão se instala na vida, na mente.
Mentir significa enganar. Consiste em ações praticadas por quem possui intenções maliciosas em relação às outras. Disfarçar a mentira serve para escapar da verdade e consequentemente da justiça. O medo está por traz da mentira. A mentira permite o ser humano escapar de encarar não somente o que faz, mas também o que é o ser humano. A mentira impede relacionamentos reais, leais e de verdadeiro amor e justiça.
Os pais querem que os filhos digam a verdade para educa-los na justiça, mas eles, os filhos, como cada ser humano aprende, desde cedo a fugir das correções necessárias. Então não conseguem viver com a dignidade, com coragem e a justiça. Cada um de nós já foi criança, adolescentes, jovem, enfim ser humano e conhece o caminho da mentira.
Jesus declarou que a verdade não é mera concepção social, política, econômica, mas a sua própria pessoa[2] . Ele revela a verdade da condição humana. Ele afirmou: vocês têm por pai o diabo. Ele é o Pai da mentira, consequentemente dos mentirosos. Você encontra na narrativa bíblica o substantivo “Mentira” 33 vezes. o verbo mentir 15 vezes e o adjetivo “mentiroso” 20 vezes.
O evangelho de Jesus é o poder divino para o ser humano passar a viver na verdade, na justiça e no amor com Deus, o próximo e consigo.[3] Somente o poder divino liberta o ser humano do mentir, seja para si, para o próximo e diante de Deus. Aprender a reconhecer e viver no próprio íntimo a verdade abandonando a mentira segundo o poder do Espirito de Cristo. Imagine você viver a verdade assim!
- Essa mensagem responde à pergunta: O que implica a mentira na verdade?
- Aplicação para sua vida: Apesar da vivencia na mentira, a partir do encontro com Deus Pela fé de Cristo Jesus, agora vivemos a verdade confessando a mentira e praticando a verdade segundo o poder de Deus.
[1] Jeremias 8:11 Jeremias 6:14 E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626ª.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia..
[2] João eu sou o caminho a verdade.. e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim.” : Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
[3] Romanos 1: O Evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê, primeiro do judeu e depois do grego..”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.