TRANSPOSIÇÃO DO RIO DIVINO

TRANSPOSIÇÃO DO RIO DIVINO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Água (resolução 47/193, de 22 de Dezembro de 199

Você viu quanta alegria com a chegada das aguas na transposição do Rio São Francisco? São aguas em movimento. Na bíblia são conhecidas como “agua viva”. São aguas provindas de fontes de rios e não de reservatórios.  Agua fresquinha.

Hoje, nas grandes cidades conhecemos mais a agua tratada, limpa purificada por processos químicos e que chegam ás caixas de cada casa. Aliás de tempos em tempos é preciso limpar a caixa, o reservatório de água de sua casa. Quando foi a última vez que fez isso? Então tome nota ai para não esquecer essa providência.

Quando uma mulher foi buscar água em um poço conversou com Jesus. E quando Jesus falou de “água viva” ela pensou que fosse alguma nascente, um poço novo com água fresquinha.  Afinal ela encontrou Jesus no horário quente do dia. Ele chegou ali no horário em que não havia outras pessoas. Aquela era uma mulher com uma sede que cinco maridos não conseguiram atender. Agora tinha mais um marido, mas algo ainda não atendia um tipo de sede por significado para sua existência.  Cada uma de suas experiências conjugais não foi suficiente.

Quando Jesus mencionou  a agua viva revelou-se como a fonte  daquela agua.[1]  Então, em outra ocasião colocou-se como a única transposição do rio da graça, das justiça e amor divinos para o agreste e árido coração, da existência humana ao dizer: “Quem crê em mim, como  orienta a Escritura, a narrativa profética divina, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado[2].”

A fé de Cristo Jesus é o canal que trouxe não apenas ao coração daquela mulher, mas de cada um que recebe a Cristo Jesus a águas divinas. Você precisa saber como receber esse afluente divino na sua existência!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual foi a reação da população com a chegada águas do rio São Francisco ao sertão nordestino?
  • Aplicação para sua vida: Como canal da graça, justiça e santidade divinos Cristo Jesus e seus discípulos são o próprio canal e a água viva de Deus para o agreste do coração humano.

[1] João 4:5-42 Leia todo esse trecho para melhor compreensão dessa conversa decisiva de Jesus com aquela mulher. Este evangelho escrito entre 80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] João 7:37-43 “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta. Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galileia? Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?  Assim entre o povo havia dissensão por causa dele.” ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?