O CORPO, O ESPORTE E A ESPIRITUALIDADE
- Dia do Esportista
Eu fico impressionado quando assisto um jogo de futebol. Considero incrível quando um jogador passa a bola para o outro, mesmo aparentemente sem vê-lo! A ginasta, então, dando tantos saltos e giros no ar! Que controle, que precisão! É incrível! Existe uma infinidade de esportes e para cada um deles partes do corpo são utilizados e muitos exigem não somente a agilidade do corpo, mas do time, da equipe e até o manejo de animais. Será que existe algum esporte em que não se utilize o corpo?
Alguém já disse que somos os únicos seres espirituais, criados por Deus que tem corpos. Por isso Deus, em Sua Palavra, a Bíblia, e Cristo Jesus em Seu evangelho, mostram que a vida espiritual inclui o seu corpo, o nosso corpo. Somos avaliados diante de Deus pelas ações praticadas com o corpo.[1]
Não é possível existir relacionamento entre o ser humano e o Criador sem a participação do corpo. Longe de ser algum empecilho o corpo é integrante da vida humana com Deus como Ele criou. Agora, depois de contaminados pelo pecado o desafio para o crente em Cristo Jesus consiste em que “Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa”[2]
O esporte treina a pessoa para lidar com os medos e as frustrações; a jogar, de acordo com as regras a fazer amigos e aparticipar em equipe, e treinar a capacidade de tomar decisões sobre a jogada mais adequada para cada situação de jogo. Cada uma dessas ações são desenvolvidas com treino pessoal.
Se a mente e o corpo são treinados para o esporte, o ser humano tem condições de controlar o próprio corpo. Então muito mais com o Esirito de Cristo o discípulo de Jesus treina seu próprio corpo para a devida expressão da santidade divina.
- Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a importancia do corpo para a espiritualidade cristã?
- Aplicação para sua vida: É fundamental você compreender o lugar do corpo, da alma e do espírito no seu relacionamento com Deus pela fé de Cristo Jesus.
[1] 2 Corintios 5:10 m”Porquanto, todos nós deveremos comparecer diante do tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba o que merece em retribuição pelas obras praticadas por meio do corpo, quer seja o bem, quer seja o mal.”
[2] 1.Tessalonicenses 4:4 Apóstolo Paulo escreve aos cristãos na Tessalônica por volta de 50 d.C. , o livro é marcado pelo agradecimento em relação ao crescimento da igreja na ausência forçada de Paulo.