MISSÕES LATINAS REVELAM A NATUREZA HUMANA

MISSÕES LATINAS REVELAM A NATUREZA HUMANA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante
  • Dia das Missões Portuguesas

Você sabe que as referências cristãos na cultura brasileira foram dadas pelos padres Jesuitas.A sua tarefa  de catequizar os ínidos com a fé católica cristã foi através de missões.

As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador. O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades.[1]

Para conseguirem seu objetivo, os jesuítas desenvolveram técnicas de contato e atração dos índios e logo aprenderam suas línguas e, a partir disso, os reuniram em povoados que, por vezes, abrigaram milhares de indivíduos. Eram, em larga medida, autossuficientes, dispunham de uma completa infraestrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário, onde os nativos foram educados na fé cristã e ensinados a criar arte às vezes com elevado grau de sofisticação, mas sempre em moldes europeus

Apesar de alguns contatos preliminares entre europeus e índios terem sido pacíficos, logo os colonizadores e desbravadores começaram a empreender uma conquista belicosa e sanguinária, submetendo os nativos  a escravidão. Assim despojaeram-nos de quaisquer tesouros espirituais, sociais e economicos encontrados.

A cobiça humana dos colonizadores pelas riquezas, no esforço de sentirem-se como deuses destruiu todo aquele trabalho comunitário.[2] Se você estudar a história das missções Jesuitas na américa do sul  perceberá a maldade humana.[3] O amor ao dinheiro está na raiz dos males em cada civilização. Mesmo os bens gerados pela fé religiosa é desprezada e destruída em função do poder.e esta história serve de mais um alerta como a corrupção do coração humano procura destruir todo e  qualquer bem que o próprio ser humano  desenvolve. Conheça  a história para não repetir erros.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Como encarar a destruição de missões que em nome de Cristo trazem   benefícios e dignidade ao ser humano?
  • Aplicação para sua vida: Note como há no ser humano naturalo desejo de destruir cada polo divino da dignidade humana na história humana.

[1] Missões Jesuíticas – Expedição Mercosul [#03] | Terra Negra  veja em https://www.youtube.com/watch?v=8ka-TGgjWK8

[2] Mateus 13:36b-38 “… Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;..” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[3] 1 João 5:19 ”Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?