AS CARTAS QUE CRISTO ENVIA

AS CARTAS QUE CRISTO ENVIA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Carteiro
  • Dia dos Correios e Telégrafos no Brasil (criação)

Além da carta de banco, propagandas ou notificações recebe notícias de amigos, de conhecidos queridos? Faz tempo, não é? Com os modernos meios de comunicação, escrever uma carta já é raridade. Mas ainda há  pessoas, razões, músicas que demonstram que compartilham a importância e necessidade das cartas.[1]

O carteiro torna-se apenas aquele que traz a carta, mas ele se torna muito especial quando a carta chega e lhe traz mais do que meras notícias de alguém. O papel, a letra, o selo, até o perfume se tornam expressões muitos particulares. Então quem conhece essa experiência procura um local reservado para ler a carta da pessoa amada que enviou.

O Evangelho de Jesus se constitui, em sua maioria, de cartas escritas, motivadas pelo cuidado de pessoas por pessoas no amor de Cristo.[2] O escritor mais conhecido do Novo Testamento foi o apóstolo Paulo.[3] Aliás a capital do Estado de São Paulo recebeu esse nome em memória a esse apóstolo.[4] Ele como o médico Lucas, apóstolos como Pedro, Tiago, João e Mateus. O personagem principal dessas cartas é a pessoa e obra do Deus de Israel revelados por Cristo Jesus.

Cada trecho das Escrituras, do Velho ao Novo Testamento são relatos de como Deus se revela ao ser humano e dá significado a existência humana. Cada carta do Novo Testamento tem seu próprio contexto, político, econômico, religioso e espiritual. Sem o Espirito de Cristo, as cartas do Novo Testamento e as sagradas Escrituras ficam sem a Inspiração divina.[5]  É Espírito Santo quem derrama o amor de Deus no coração humano e permite a mim e a você ouvir, perceber Deus falando e agindo no seu “agora” pois fala de Cristo Jesus. Tire tempo com sossego para ler essas cartas. Comece pelas cartas do Novo Testamento.

•             Essa mensagem responde à pergunta: Qual a importância das cartas na história humana?

•             Aplicação para sua vida: Note como a bíblia não é um “manual” mas a base sobre a qual o Espirito de Cristo revela o caráter e os planos humanos na realidade dessa existência.


[1] Experimente conhecer alguns exemplos: https://www.youtube.com/results?search_query=quem+ainda+escreve+cartas

[2] Lucas 1:3-4 Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

[3] 1 Coríntios 1:4-6  ”Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.

Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).”

[4] A fundação da cidade de São Paulo aconteceu no local conhecido como Pátio do Colégio, no dia 25 de janeiro de 1554. Sua fundação ocorreu na mesma data em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso. A edificação foi construída pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas que viviam na região. A cidade foi, aos poucos, ganhando centralidade econômica e política na região e tornou-se capital da província em 1815.

[5] O Senhor Jesus nos informou sobre a vinda do Espírito Santo e suas funções no evangelho de João 14.15-31; João 15.26 e Jo16.13. Nestes textos o Espírito Santo é chamado de Consolador. A palavra grega é παράκλητος (parákletos) e significa ajudador, intercessor e advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?