HABACUQUE: AFETO E DISCIPLINA

HABACUQUE: AFETO E DISCIPLINA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Conhece alguém cheio de alegria e que gosta de abraçar os amigos? É sua expressão de alegria e afeto! Há na bíblia um profeta chamado Habacuque que significa algo como o “abraçador” devido ao seu amor a Deus. Ficou perplexo por Deus demorar em impedir o mal crescente do próprio povo judeu que morava no Sul, isto é Judá, ficou ainda mais quando Deus revelou que para o castigo de Judá usaria o povo babilônico mais incrédulo para essa tarefa.  Perceba, você sofrer o castigo divino através de pessoas melhores que você até é compreensível. Agora sofrer a disciplina divina através de gente mais incrédulo e desobediente que você é humilhante. Sim Judá acabou deportada para a Babilónia em três etapas.[1]

No entanto foi uma palavra desse profeta Habacuque que se tornou o mote da reforma protestante quase dois mil anos depois com as palavras: “Eis o orgulhoso. Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” Então o profeta esclarece essa expressão com um hino, cantado não por quem é perfeito, mas pela seguinte atitude:  Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.  O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”[2]

Percebeu? Trata-se de uma confiança, de uma fé, não devido ao que ganhou de bençãos ou de sucesso, mas porque continua confiando nesse Deus, mesmo diante das condições adversas da vida. Essa é o DNA da fé Cristã.

•             Essa mensagem responde à pergunta: Como um profeta afetuoso pode e precisa transmitir más notícias?

•             Aplicação para sua vida: É justamente nas dificuldades que cada um descobre se a fé apoia-se nos benefícios recebidos ou no deus que realmente crê.


[1]A primeira deportação de Judeus para o cativeiro, na Babilónia aconteceu quando, o rei de Judá, Joaquim, aliou-se ao Egito e revoltou-se contra o domínio babilónico. Nabucodonosor II apoderou-se, novamente em 597, de Jerusalém iniciando à segunda e mais importante deportação de judeus. Colocou  Sedecias homem de sua confiança, no trono de Judá. Este resolveu fazer um jogo duplo aliando-se  a Tiro e aos egípcios. Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

[2] Habacuque 3:17-19 Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento. Data aproximada entre 700 e 300 a.C. Ele está perturbado pela impiedade de Judá, povo do sul de Israel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?