A RELIGIÃO E JESUS EM CAPITÓLIO

A RELIGIÃO E JESUS EM CAPITÓLIO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Religião
  • Dia Nacional de Combate á Intolerância Religiosa

Preste atenção a uma perspectiva cristã da tragédia de Capitólio, em Minas Gerais. A lancha “Jesus” é apenas mais uma do empresário Jesus Santos, o Zuza.[1] Na última hora o experiente marinheiro Rodrigo Alves dos Anjos pediu: “Deixa eu ir com Jesus” (sic).[2] Então deixou a lancha onde já estava para pilotar a lancha de nome “Jesus”. nome da embarcação soterrada pela rocha que caiu matando ele e os outros 9 tripulantes.

Essa foi mais uma entre tantas outras tragédias, causadas pelas águas, em diversas regiões brasileiras nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, certamente muitos cristãos foram alcançados, inclusive igrejas evangélicas danificadas. Fatos assim confirmam o que Jesus disse: “...(Deus) faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.”[3] No entanto a fé pagã, mesmo cristianizada pensa que símbolos da fé cristã, palavras bíblicas ou rituais obrigam Deus a proteger o ser humano. Até o povo judeu quando acreditou que trazendo a Arca da Aliança com Deus para o campo de batalha garantia a vitória sobre os inimigos.[4] A derrota então foi maior ainda e custou a vida de trinta mil homens de Israel.

Adesivos, correntinhas, crucifixos, bíblia aberta e tantos outros “ídolos” criados não obrigam a Deus a proteger quem quer que seja. Por essa razão o segundo mandamento de Moisés traz a proibição de se fazer ídolos de qualquer espécie do Deus Criador em seu tri unidade.[5]  A intimidade com esse Deus único é para os que O amam e não para os que acreditam mais nos símbolos, palavras ou rituais. A morte só pode ser vencida pela ressurreição em Cristo Jesus, a marca definitiva da proteção divina para todo o que NÊle crê.

•             Essa mensagem responde à pergunta: Você compreende alguma lição espiritual de tragédias como a do barco Jesus em Capitólio-Minas Gerais?

•             Aplicação para sua vida: Não temos proteção através de palavras, objetos ou cerimonias cristãs, apenas a reconciliação com Deus Pai e a ressurreição por Cristo Jesus.


[1] https://gshow.globo.com/programas/mais-voce/noticia/tragedia-em-capitolio-seu-zuza-dono-de-lancha-jesus-afundada-por-canion-fala-sobre-acidente.ghtml

[2] https://www.otempo.com.br/cidades/capitolio-deixa-eu-ir-com-jesus-disse-piloto-de-lancha-antes-de-passeio-1.2593871

[3] Mateus 5:44-45 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[4] 1 Samuel 4:1-11 Samuel (930 a.C.)foi o líder (último juiz) de Israel  guiou o povo na transição para a monarquia  iniciada com Saul e sucedido por Davi. Livro leva seu nome mas  contou com profetas     Natã   e Gade veja 1  Crônicas 29:29. 

[5]“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto […]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?