NÃO OLHE PRA CIMA ?
- Dia dos Tribunais de Contas
Quando voce ouve alguém dizer que a arte imita a vida é porque até em filmes você nota como se reflete a natureza humana diante dos problemas da vida. O filme intitulado NÃO OLHE PARA CIMA[1] é um exemplo típico da dificuldade que o ser humano tem em levar a sério a realidade.
Nesse filme fica exemplificado como a opinião pública diz que acredita na ciência até o momento em que a ciência dá más notícias. Então uns poucos levam a sério. A maioria ridiculariza e ainda há os que desejam tirar proveito financeiro da catástrofe. O grande conselho popular e da mídia era NÃO OLHE PARA CIMA.
Entre os cientistas há também os que procuram ganhar aceitação popular minimizando a gravidade de eventos trágicos. Há , entre esses, os que ainda expressam arrependimento tomando atitudes sensatas. O que você pode perceber no final o que realmente tem valor, diante do fim eminente é a fraternidade familiar e com amigos. Não há qualquer menção da ressurreição, apenas de uma salvação promovida pela ciência que faz até uma “profecia” se cumprir. Por isso o filme é classificado com o gênero comédia!
Enquanto multidões se reúnem para uma festa ou show gigantesco, outros saqueiam a cidade ignorando que não terão tempo para usufruir de tudo que roubaram, há quem busca um conforto na celebração da amizade, do afeto, da união que realmente nos torna humanos. Como disse Jesus: assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 38
Dar a devida credibilidade a ciência, mas ignorar os anúncios divinos é joga fora a oportunidade de experimentar da segurança eterna diante das catástrofes anunciadas.[2]
- Essa mensagem responde à pergunta: Como reage o ser humano diante das tragédias anunciadas seja pela ciência, seja pelo próprio Deus Pai?
- Aplicação para sua vida: Dê a Deus maior credibilidade em suas promessas do que às salvações que a ciência pode oferecer.
[1] 9 de dezembro de 2021 no cinema / 2h 22min / Comédia Direção: Adam McKay Roteiro Adam McKay Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep
[2] Mateus 24:38-39 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.