DEUS TÃO PERTO, SE TORNA HUMANO!

DEUS TÃO PERTO, SE TORNA HUMANO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico
  • Dia Mundial do Enfermo

Lembra-se a última vez que chorou? Tinha companhia ou estava só? Algo em você doeu. Fisica ou moralmente uma dor atingiu sua mente, seu corpo e então lágrima ou lágrimas saíram de seus olhos. Essa é uma prova de que você é humano com um corpo saudavel. Somente quem ainda tem   algum sinal de humanidade consegue chorar realmente.

Há muita gente que duvida que Jesus era humano. Imaginam que para ele tudo era fácil. Ignoram sua ira diante do coração humano escondido  atrás de alguma máscara de zelo religioso.[1] Capazes de se solidarizarem com um boi que cai em um buraco no sábado, mas não com outro ser humano doente ou com alguma deficiência física.

Quando Jesus atendeu ao chamado de Marta e Maria o irmão delas, chamado Lázaro já estava morto a 3 dias. Quando Jesus se viu diante do túmulo de Lázaro, seu amigo, Jesus chorou. E foi tão real que os que estavam por perto comentaram: “Vejam como ele amava a Lázaro!”[2] Você nota que o Cristo encarnado era realmente um ser humano e não algum mero ator cósmico.

No entanto a ira em outras duas ocasiões demonstrou que Jesus não tinha alguma natureza “zen” . Sua reação diante da injustiça  no pátio do templo  ocupando o espaço dedicado a oração dos não-judeus estava ocupado por vendedores ambulantes.[3] São típicas reações humanas diante da injustiça em nome de Deus. Como não se inflamar com essa injuria e calúnia?

Voce pode mas também precisa perceber que em Cristo Jesus, Deus se manifesta no nível perfeitamente humano. São saiu dEle poder para destruir quem estava errado mas para sinalizar a correção, para que ainda houvesse tempo para arrependimento. Note! Jesus é Deus conosco: Emanuel!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você já considerou as reações etípicamente humans de Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Aplique sua atenção a dimensão humana de Jesus, também Filho de Deus refletindo o caráter divino.

[1] Marcos 3:5. Fato descrito na sinagoga em Cafarnaum diante da leitura da lei de Deus Pai, o  Criador do universo e de seu povo. “E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.

[2] João 11:33-37  Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção,  perguntou: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vinde ver. Jesus pôs-se a chorar. Observaram por isso os judeus: Vede como ele o amava! Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos do cego de nascença, fazer com que este não morresse?

[3] Mateus 21:12-13, Marcos 11:15-18, João 2:13-22 Essas são as referências que três evangelista descrevem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?