GUERRA CONTRA A ESTRELA DE DAVI
- Dia da Noite de Reis
Três etnias formaram a cultura brasileira; indígena, negra e europeia. De norte a sul do pais com sotaques diferentes e cultura similares cada brasileiro traz as influencias daquelas e até outras etnias.[1] No resto do mundo você encontra cultoras, línguas e costumes de povos que se odeiam em um espaço geográfico muito menor que estados brasileiros.
Três reis magos chegam em Jerusalém. Perguntam ao rei onde está o Rei dos judeus pois viram sua estrela. O rei entra em pânico e manda investigar. Informado pelos sábios que antigas profecias anunciavam a vila de Belém o local. O rei pede aos magos que lhe informe o paradeiro desse rei para ir adora-lo. O povo judeu espalhado por séculos no oriente haviam anunciado sua expectativa divina.
Então notamos como as deportações e exílios de judeus não só pelo oriente mas pelos mais diversos cantos do planeta anunciavam sua expectativa nacional. Por isso não se misturavam com as etnias dos lugares onde viviam.[2] Essa esperança os mantinha unidos. Essa esperança os fazia serem considerados um perigo social e até militar
Nem todos os israelitas são a favor da Estrela de Davi na bandeira de Israel, esse símbolo designa um Estado sionista, o que não corresponde às crenças e ideologias de uma parte do país. Você encontra na bíblia algumas das lutas de povos contra os judeus.
Cristo Jesus, o descendente do Rei Davi reúne como seu povo etnias de todos os povos da terra. Não se trata de uma reunião política, militar, mas de natureza espiritual. Cristo Jesus é o cabeça e são conhecidos como Corpo de Cristo, a Igreja invisível. Por isso Jesus diz que não há neutralidade: Quem com Ele não ajunta, espalha![3] Não existe neutralidade nesse mundo!
- Essa mensagem responde à pergunta: Você conhece alguma associação histórica á Estrela de Davi?
- Aplicação para sua vida: A pessoa e obra de Cristo JUesus é muieto mais significativa do que o símbolo da estrela de Davi ou a estrela dos judeus.
[1] A história da formação do Brasil envolve protagonistas e desdobramentos que a diferenciam de qualquer outro processo de construção de nação. Entre os principais livros que trazem informações factuais, baseadas em documentos e pesquisas, estão O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil, do antropólogo Darcy Ribeiro
[2] Êxodo 1:8-12 “E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramsés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.” Leia também o livro de Ester na ´bíblia, Antigo Tertamento.
[3] Mateus 12:30 “Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.