O CRIADOR E O CUIDADOR DA BIODIVERSIDADE

O CRIADOR E O CUIDADOR DA BIODIVERSIDADE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante
  • Dia Internacional das Biodiversidades Biológicas ONU

O planeta terra é mesmo maravilhoso. Veja a superfície da nossa lua! Somente crateras naquela imensidão silenciosa. Já viu as fotos e condições de outros planetas do nosso sistema solar? Bem  diferentes do planeta terra.

Aqui na terra tudo há uma variedade incrível de vida. Em qualquer tempo você está escuta alguns barulhos seja de animais, do vento, do mar, da chuva, trovão.  Não é apenas um tipo de vida, mas uma variedade de micróbios até baleias, elefante; e insetos às águias e condores. Nem me fale das plantas seja nas florestas até o fundo do mar, dos rios com água doce, agua salgada, agua salobra. Impressionante. Essa diversidade de vidas, dá ao nosso planeta uma característica sem igual.

A raça humana, então? Diversidade na cor da pele, na altura, nas habilidades mentais biológicas e físicas. Há vida, muita vida, vida em diversidade. Toda criação reflete Alguém  muito, muito, muito especial.

Até na bíblia registra-se  essa admiração pelo universo, pelo nosso planeta e por isso adverte para que não adoremos a natureza como se fosse o próprio Deus[1]. O ser humano está aqui para guardar e cuidar do planeta.[2] O ser humano recebeu  capacidade especial de guardar,  o planeta e não adorá-lo. No entanto quando deseja ocupar o lugar de Deus, do Criador esse planeta é amaldiçoado. O ser humano recebeu a tarefa de atuar sobre o planeta dentro da sua comunhão com Deus. Quando se afastou do criador abriu a porta para os desequilíbrios que ele mesmo estabeleceu.[3] O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Tudo na criação sofre restrições. Deus a controla até que todas as criaturas estejam prontas e possam ser libertadas para os tempos gloriosos que virão. [4]

Diante desse quadro só nos resta adorar ao Deus e Pai revelado por Cristo Jesus. Você tem prontidão para um culto assim?

  • ·                    Resposta a pergunta: O que podemos perceber da biodiversidade e do ser humano diante de Deus Criador?
  • ·                    Tarefa para Hoje: Hoje, os filhos de Deus atuam, dentro de suas oportunidades para manter o propósito de cuidar e guardar a criação como no plano original divino.

[1] Salmo 104 (versão protestante e 103 versão católica) Leia todo  o salmo: 24 Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. 25 Tal é este vasto e espaçoso mar, onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes. 26 Ali passam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. 27 Todos esperam de ti que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

[2] Gênesis 2:15 “Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.” Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

[3] Gênesis 3:17 “E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.” Ibidem

[4] Romanos 8:19-22 Versão bíblica A mensagem e o Nova tradução na Linguagem de Hoje. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?