SALVA OU GUARDA-VIDA?
- Dia do Salva-vidas
- Dia da Marinha Mercante
Salva-vidas ou Guarda-vidas é o profissional que treinou para evitar afogamentos e preservar a vida dos banhistas que se envolvem em situação crítica no mar, rio ou piscina. Qual dessas expressões você prefere: salva vida ou guarda vida?
Toda vez que vou a praia vejo esse guarda-vidas apitando e chamando alguém para onde é mais raso. Outras vezes e ele adverte a respeito das correntezas colocando marcações na areia. No entanto volta e meia alguém acredita que é especial, que é experiente que sabe nadar e se aventura no perigo. Coloca a própria vida em perigo. Não que ignora]e o perigo. Na realidade acredita que é capaz de enfrentar o perigo da morte e sair-se bem. Então ignora e até despreza as advertências que recebe. Já presenciou situações assim?
Em que momentos de sua vida você age assim? Já passou alguns perigos, mas continua acreditando que é capaz de vencer o desafio de ameaça da morte. E lá vai você novamente. Será que eu sou muito diferente de você? Sim, tenho meus momentos em que desafio o perigo… Que perigo. Então não estou lhe dando qualquer sermão. Apenas me junto a você nessas lembranças que precisam servir de advertências para nós dois. Arriscamos a vida com muita facilidade. Facilmente achamos que a morte é para os outros pois nós somos diferentes, de algum modo somos melhores.
No mar, na estrada e outras situações da vida é preciso atenção. Certa vez Deus perguntou ao Seu povo: “Até quando vocês vão brincar com a sua vida como se ela nada valesse? Se você crê realmente no Criador escolha a vida, ao invés de brincar com a morte.” [1]
Bom agora lhe faço uma proposta: Não sei sua decisão, mas eu e os que estão na minha vida, na minha casa serviremos ao Senhor da Vida.[2] Você vem?
- · Resposta a pergunta: Você guarda sua vida ou a expõe a riscos desnecessários?
- · Tarefa para hoje: A tentação da adrenalina e agir como se fosse algum deus nos tira o foco do que Deus realmente nos coloca a respeito da vida
[1] 1 Reis 18:21 “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.
[2] Josué 24:15 “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel.