INIMIGO E AMIGO SECRETO
Participou ou ainda participará daquela brincadeira do “Amigo Secreto”? Você se reúne com seus amigos, gente que está com frequência com você para essa brincadeira desse tempo de festas de encerramento do ano. Agora há familia que também mantem essa tradição. Tios, tiras, sobrinhos, mãe, pai, primos. Trata-se ao final de um maravilhoso encontro familiar. Nesse ajuntamento de amigos e parentes há inimigos secretos e amigos secretos. Será que você consegue descobrir quem é quem?
Você identifica como alvo de amizade quem lhe faz sentir bem; quem incentiva o seu sucesso e procura lhe agradar, oferecendo, apontando o que lhe dá vantagem nessa vida repleta de complicações? Quem incentiva a caminhar na direção de seus sonhos, e tem dó de você, justifica qualquer um de seus desejos ainda que inconvenientes. Estas são as características que muitos vestem nas pessoas que tomam por amigas.
Agora aquele que critica as escolhas inconsequentes que você faz; que não dá espaço para seus loucos sonhos pessoais como justificativos pelo seu sofrimento; quem sempre quer estimular você a lutar, com honestidade nadando contra a correnteza da sociedade lhe dá a impressão que que quer lhe destruir sua alegrai de viver. Assim você veste essas características nas pessoas á sua volta e acredita que agora sabe quem são seus amigos ou inimigos.
É o Espirito Santo é seu verdadeiro amigo secreto. Ele não fala de si mesmo, mas procura firmar no seu coração tudo o que Deus fala através de Cristo Jesus.[1] Vamos não O entristeça, não O apague. Ele é o selo divino para sua reconciliação com Deus. Deixe-se guiar por Ele e você será Filho de Deus. Só com Ele seu próximo ano você viverá de modo novo consigo, com os amigos, com os inimigos e com o próprio Deus Pai, o seu Criador[2].
- Essa mensagem responde à pergunta: Quem você considera realmente seu amigo ou inimigo secreto?
- Aplicação para sua vida: É o Espirito Santo de Deus quem lhe convence do pecado contra Deus ao rejeitar Jesus, da justiça divina pelo sacrifício e ressurreição de Cristo e do juízo final sobre o diabo e seus anjos.[3]
[1] João 16:13Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
[2] Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade!” Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
[3] João 16:7-11, “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” Ibidem