DEUS PARA OS ORFÃOS!

DEUS PARA OS ORFÃOS!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Órfão
  • Dia Universal do Perdão

Xeque-mate marca o fim no jogo de xadrez. Com todas as providências possíveis a Covid-19 ficou sob controle com a chegada das vacinas. No entanto ela deixou 12 mil órfãos de até 6 anos no país, como mostram os  cartórios.  Estudo foi feito entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro  de 2021.[1]

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano. E quem já tem alguma familiaridade com a descrição bíblica do relacionamento do Deus e Pai de Cristo Jesus já leu o seguinte registro na bíblia: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.”[2]

De todos os modos que o Senhor Deus Todo-Poderoso escolheu para revelar a natureza do seu relacionamento com a humanidade, Ele escolheu a linguagem da família. Ele poderia ter se descrito como um ditador benevolente, chefe gentil ou proprietário paciente. No entanto, em vez disso, escolheu a palavra pai.

Deus Criador se apresenta como Pai porque todos sabemos o que um pai é e faz. Ainda que você não conheça pai terreno que lhe tratou bem, você  tem  uma compreensão intrínseca do que um bom pai pode ser. Deus plantou esse entendimento em nosso íntimo. Cada um de nós precisa ser amado, estimado, protegido e valorizado. Idealmente, um pai terreno cuidará dessas necessidades. Entretanto, mesmo que ele não o faça, Deus o fará.

Como Deus faz isso? Movendo pessoas, seres humanos que motivados, de alguma forma por Ele, procuram trazer alívio e socorro para os órfãos. Em toda a Escritura, Deus descreve o seu amor pela raça humana como o de um pai atencioso[3]; Embora possua características de pai e mãe , Ele escolhe a palavra masculina porque também denota força, proteção e provisão[4]. Assim os que creem em Deus Pai movem-se em direção e socorro aos órfãos que carecem do afeto, educação e proteção. Note como crer em Deus revelado por Cristo nos dá identidade com Ele. Não porque sejamos perfeitos, mas porque o adoramos assim, mesmo imperfeitos.[5]

  • Esta mensagem responde á pergunta: O que a espiritualidade que você vive tem a ver com o órfão?
  • Tarefa para hoje:  Preste atenção a oportunidade que surgir de você convidar algum órfão a participar dos festejos do final de ano com você e sua família.

[1] Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-10/covid-19-deixou-12-mil-orfaos-de-ate-6-anos-no-pais-mostram-cartorios

[2] Salmo 68:5 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

[3] Isaías 49:15 O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento

[4] Salmos 54:4 I idem.

[5] Mateus 19:14  “Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?