MINISTÉRIO PUBLICO E A ORAÇÃO

MINISTÉRIO PUBLICO E A ORAÇÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público
  • Dia Nacional de Combate à Pobreza
  • Dia Nacional do Engenheiro de Pesca

Na vida cotidiana o cidadão brasileiro conta com o Ministério Público. Trata-se da instituição pública autônoma  nomeada na Constituição Federal com a tarefa de  defender a ordem publica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.[1]

Ministério Público atua na área criminal,  na defesa do patrimônio público e social, do meio ambiente, da habitação e urbanismo, da infância e juventude, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos direitos humanos, da saúde pública, da educação, do consumidor e ainda em falências e fundações, entre outro temas.

Percebe como o Ministério Público tem sua atuação no cotidiano da vida do cidadão que  sofre alguma injustiça? E como acontece no Reino de Cristo Jesus? Onde é necessária a atuação o ministério cristão para ajudar na solução dos conflitos espirituais? Alguns até são registrados na bíblia, mas não todos os tipos   de problemas. Para isso contamos com o Espirito Santo de Cristo.

O apóstolo pergunta aos cristãos que viviam na corrupta cidade de Corinto na Grécia: “Não há entre vocês alguém capaz de discernir, de julgar os diversos conflitos que surgem na comunidade? Vocês precisam apresentar essas questão aos juízes que nada entendem do Reino de Deus?”  O conselho divino de apresentar a Deus, em oração todo e qualquer motivo de angústia ao coração humano, [2] não livra de tomar decisões de alcance que vá além da família. A oração é o passo inicial, mas não final na providência de solucionar conflitos que surjam entre os próprios cristãos. .Afinal são pecadores perdoados, mas   amadurecendo na educação da justiça divina.  Há atitudes a serem tomadas. O cristão será chamado a participar no julgamento de anjos.[3]

Assim como a Constituição brasileira exige interpretação dos juízes, segundo o espírito da lei, assim também as Escrituras Sagradas exigem interpretação segundo o Espirito santo de Cristo Jesus, ou o Espirito Santo de Deus. O pastor, reunido com outros cristãos maduros na fé são convocados como Ministério Cristão em cada localidade para resolver conflitos e comportamentos humanos conforme as Escrituras bíblicas, interpretadas no Espirito Santo.[4] Você concorda com essa perspectiva? Compartilhe conosco sua  impressão.

•             Esta mensagem responde á pergunta: O Ministério Publico  aciona a justiça para solucionar conflitos sociais e como são resolvidos certos conflitos na igreja de Cristo Jesus?

•             Tarefa para hoje: Você confia o suficiente nos Irmãos experiências na vida cristã para lhe dar a devida ajuda e orientação para solucionar conflitos com outros cristãos?


[1] O art. 127 da CF/88 determina que o Ministério Público é instituição permanente de grande relevância na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis

[2] Não andeis ansiosos por coisa alguma…

[3] 1 Coríntios 6:2 “Ou desconheceis que os santos julgarão o mundo todo? E, se o mundo será julgado por vós, como sois incompetentes para julgar assuntos de tão menor importância? 3E mais, não sabeis vós que iremos julgar inclusive os anjos? Quanto mais as demandas triviais desta vida! 4Será que, quando surgem questões desta vida para serem julgadas, constituís como juízes as pessoas menos respeitáveis da igreja?”

[4] 1 Corintios 5:3-5 “Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?