PASTOR, DOM OU CARGO
- Dia Nacional da Silvicultura.
- Dia do Cirurgião Plástico
- Dia da Aviação Civil
- Dia do Pau-brasil;
- Dia do Pastor*;
Gostando ou não, concordando ou não há uma realidade da qual você, eu, cada cristão não escapa: discernir a pessoa, com o título ou com o dom de pastor. Cada denominação protestante e mesmo o cristianismo católico define as qualidades e trabalho pastoral.
A igreja cristã mencionada no Novo Testamento a palavra presbítero, pastor e bispo para descrever os mesmos homens. … A ordem aos presbíteros é a de que eles pastoreiem o rebanho de Deus.[1]
Ao utilizar o termo “presbítero” o apóstolo Pedro descreve o trabalho daquele trabalhador que cuida do gado. Ele trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, vigiando pastos, cercando os animais que fogem, dispensando os primeiros socorros, consertando chifres quebrados, certificando-se que as ovelhas estão seguras e bem alimentadas. Quem pastoreava trabalhava duro, ficava sujo e ainda sabia como manejar seu cajado como ninguém.
Um pastor do povo de Deus é responsável por alimentar as pessoas sob seu cuidado com a Palavra de Deus em sua pregação, aconselhamento e até mesmo nas conversas do dia-a-dia. Ele é responsável por proteger a ovelha dos falsos mestres, do veneno da falsa doutrina e da influência do mundo. Há uma razão pela qual “pastorear” é a metáfora mais proeminente na Escritura para o papel do pastor
Existem ainda outros dons entre o povo de Deus além de pastor ou presbítero. Pessoas com o dom da fe, outros pelo exercício da misericórdia, os que operam milagres e os que cuidam da administração. Hoje, quando se institui alguém como pastor espera-se dele que atenda todos os cuidados que o Espirito de Cristo distribuiu entre pessoas diversas. Essa expectativa não é saudável.
A correção na Igreja de Jesus, composta por pecadores perdoados, por Deus mas não perfeitos conta com o conselho, e correção dos próprios Irmãos e pastores entre si. Sim há “…falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.[2] “Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.”[3] Conflitos na igreja revelam os aprovados por Cristo Jesus.
- Essa mensagem responde à pergunta: Quem é o pastor mencionado nas Escrituras do Novo Testamento?
- Aplicação para sua vida: Se você tem o pastor na conta de pessoa humana perfeita precisa rever o testemunho das Escritura para atualizar seus conceitos e, expectativa de cooperação.
[1] 1 Pedro 5:2 “Pedro Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;” : Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69.
*Pastor Presbiteriano. 12 de junho pastor evangélico Segundo domingo do mês de Junho.
[2] 2 Coríntios 11:13 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[3] 1 Coríntios 11:12 Ibidem