NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU ESPÍRITO

NEM POR VIOLÊNCIA,  MAS PELO MEU ESPÍRITO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia de mobilização do Homem pelo fim da Violência contra as mulheres.
  • Dia da Extensão Rural no Brasil

Força e violência são os modo mais comuns para se conquistar objetivos. Força exige uma pressão sobre materiais e sobre pessoas. Força econômica, força moral, força política. A violência é a força que leva homens e mulheres a fazerem o que espontaneamente não querem. A violência é usada quando o diálogo ou outros meios se esgotaram. Maioria dos objetivos são conquistados não pela mera força, mas pela violência.

A narrativa bíblica, no Antigo Testamento testemunha que a vida, na antiguidade conservava o mesmo modo de pensar e agir. No entanto, no livro do profeta Zacarias, Deus, o Criador  faz uma revelação surpreendente quando o profeta não compreende o que vê.  “-E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.”[1] 

Zorobabel era descendente do rei Davi. Ele conduziu o primeiro grupo de judeus que retornou  do cativeiro na Babilônia para Jerusalém. Esse  homem enfrentou por vários anos cada obstáculo para concluir a reconstrução do templo que ficava em Jerusalém, o único local de adoração e culto ao Deus de Israel. Obstáculos políticos internacionais, e entre o seu próprio povo. No entanto cumpriu seu projeto. E Deus diz como: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito” Até mesmo o Rei contribuiu  para construção do templo cumprindo decreto de rei anterior.

O profeta Zacarias é um dos profetas menores[2] que mais deixou profecias a respeito do Messias de Israel na primeira  vinda e  retorno. Deus sempre começa sua atuação chamando o Seu povo ao arrependimento da atitude para com Ele. Hoje o Evangelho do Reino chama ao arrependimento para com Deus e a fé em Cristo Jesus. Quando o Espirito divino age no coração humano não há violência mas liberdade.[3] A liberdade divina nos dá condições para cumprir voluntariamente o que agrada a Deus Pai sabia? Liberdade para fazer o que devemos. Você tem o Espirito de Cristo?

  • Essa mensagem responde à pergunta:  Como entender o uso da força, da violência e do Espirito de Cristo para encarar os desafios da vida com Deus?
  • Aplicação para sua vida:  Quando o Espirito de Deus atua no seu íntimo você conhece a liberdade de natureza divina para obedecer a Cristo crendo em Deus Pai.

[1] Zacarias 4:2-6  Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bênçãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.

[2] Profetas menores porque seus escritos eram curtos comparados a Isaias, Daniel e Ezequiel.

[3] 2 Coríntios 3:16-17 “Contudo, quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado. O Senhor é o Espírito; e onde quer que o Espírito esteja, ali há liberdade. 18Mas todos nós, que com a face descoberta contemplamos, como por meio de um material espelhado, a glória do Senhor, conforme a sua imagem estamos sendo transformados com glória crescente, na mesma imagem que vem do Senhor, que é o Espírito.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?