QUEM É O VOLUNTÁRIO!?

QUEM É O VOLUNTÁRIO!?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional do Voluntariado para o desenvolvimento Econômico e Social
  • Dia Internacional do Voluntariado e Dia da Cruz Vermelha Brasileira.

É você, já se apresentou como voluntário para alguma tarefa em algum momento de sua vida? Aaah, como eu desejo conhecer essa sua experiência. Consiga um tempinho para me contar. Pode enviar através do endereço que lhe deixo no final dessa nossa conversa.

Quando você se apresentou como voluntário, certamente a causa em pauta era importante. Havia disposição no seu íntimo. Seu desejo era participar, não como empregado, contando com todos os privilégios trabalhistas. Não! Tratava-se de um outro nível de atuação. A satisfação era diferente. Havia trabalho, suor e talvez até lágrimas, foi ou não foi? Você experimentou um tipo de enriquecimento interior. Você se descobriu uma pessoa diferentes naquelas circunstâncias.

Agir voluntariamente acontece com um tipo de valor pessoal, íntimo. Como se você participasse de uma atuação e parceria juntamente com Deus Pai, diminuindo sofrimentos, promovendo alegria para pessoas sem condições de lhe recompensar adequadamente.[1] Sim, você estava consciente de que o sofrimento  deixa marcas nos corações que não são fáceis de apagar.

Uma pergunta curiosa: Você recuperou alguma porção de alegria durante aquela ação voluntária? Eu lhe pergunto isso porque um rei muito conhecido, na narrativa bíblica, cometeu um erro e um assassinato e isso pesou-lhe muito. Seu estado de alma está descrito no capítulo 51 do livro de Salmos. E em dado momento ele faz o seguinte pedido a Deus:  “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.[2]


Ouviu? Ele pediu que sua base de força e energia fosse um espírito, uma disposição voluntária para andar com Deus, para viver a justiça divina. Imagine você caminhando com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus com uma disposição voluntária, sem pressão , sem coação, sem medo. O Espirito de Cristo revela que o “… verdadeiro amor, lança fora o medo”[3] Deus anuncia essa boa notícia através de Cristo Jesus, você sabia? Não! O que você imagina da vida de comunhão com Deus nesse mundo conturbado?

Comece a ler, nesse mês a descrição do Evangelho de Jesus registrado pelo médico Lucas. Estamos á sua disposição para esclarecer toda e qualquer dúvida. Você quer?

•             Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a motivação de quem se oferece como voluntário?

•             Aplicação para sua vida: A motivação para a vida com Deus pela fé em Cristo Jesus é de um voluntariado motivado pelo amor a Deus Pai.


[1] Isaias 6:8 “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento

[2]Salmos 51:12 Leia todo esse salmo e terá uma radiografia do coração desse rei diante de Deus Pai. O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C..

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?