DESPEDIDA E REENCONTRO
- Dia do doador voluntário de sangue,
- Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais
Você tem alguma pessoa querida que viajou para bem longe? Há alguma promessa dela voltar a conviver diariamente com você por ai? Quanta saudade da antiga convivência, mas muito mais do novo tempo em que vocês voltarem a dividir o cotidiano, a vida do todo dia. As vezes algumas palavras ditas no dia da despedida ou do período que conviveram são lembradas. Elas se tornam especiais, dão esperança e servem de consolo em momentos sombrios.
Foi assim com Jesus e seus discípulos. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deus graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos… em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos… Então disse: ‘Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai’”[1].
Foi com essas palavras que Jesus despediu-se dos seus discípulos durante a última ceia, na Páscoa judaica que comemorava. Pouco depois, ele seria preso e crucificado. Seus discípulos não se lembraram dessas palavras enquanto fugiam desorientados, naquela mesma noite.
Se hoje, o sentido das palavras de Cristo lhe escapa quando celebra a Ceia do Senhor, precisa lembrar-se do que Ele diz e realizou em seu favor quando o recebeu. Os obstáculos e complicações na vida, tiram sua atenção da esperança divina, amarram sua ousadia cristã e ferem sua alegria espiritual? Ai está a necessidade da lembrança contínua de que o sacrifício de Cristo é derramado para perdão dos seus pecados. A ressurreição dEle. Ela permite que sua pessoa seja incluída na morte dEle diante de Deus. Você recebe a marca divina do Espirito Santo de Cristo Jesus e experimenta da regeneração espiritual. Pela adoção você tem a filiação divina e partilhará da herança com Cristo Jesus.
Cristo Jesus doou não meramente o seu sangue físico, mas o sacrifício da própria vida. É esse fato que permite Deus Pai, estender a você, a cada um que se identifica com Jesus, a real justificação.
O reencontro com Cristo ressurreto é certeza![2]
- Essa mensagem responde à pergunta: Por quais razões as palavras de despedidas são tão importantes para os que se separam?
- Aplicação para sua vida: As palavras de despedidas de Jesus foram e são decisivas para os que o seguem e o amam.
[1] Mateus 26:26-29 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[2] João 14:3 “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.