PARA ATENDER TRÊS PEDIDOS DIVINOS

PARA ATENDER TRÊS PEDIDOS DIVINOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Mundial dos Direitos da Criança
  • Dia da Consciência Negra
  • Dia do Auditor Interno
  • Dia do Biomédico

São três pedidos. Certamente você já sonhou que algum gênio de Lâmpada Mágica surgindo diante de você lhe oferecendo atender três pedidos seus. Que desafios! Nesses dias de tantas tensões políticas, econômicas, socais, religiosas, morais em nosso país e no planeta, pense bem no que pedirá.

Na bíblia você encontra a revelação divina para o povo de Deus. No Antigo Testamento dirigida ao povo de Israel. Aquele O povo não vivia em algum céu. Era uma nação constituída de um território, de um povo  que vivia tensões políticas nacionais e internacionais, complicações econômicas,  conflitos sociais, religiosos e morais. O que acontecia  com o esse povo com quem Deus fizera uma aliança milenar?

O profeta Miqueias viveu 700 anos antes de Cristo. Deus o encarregou de comunicar ao povo de Israel 3 desejos divinos. A situação do povo era difícil para os camponeses oprimidos por nações inimigas, explorados pelos ricos poderosos do próprio povo, os governadores pressionavam e falsos profetas enganavam o povo. Você nota algumas semelhanças com as condições atuais?

A narrativa bíblica não foi dada em alguma sala de aula, mas dentro de situações da vida do povo com quem Deus tinha uma aliança. Hoje o povo de Deus, pela fé de Cristo Jesus tem situações similares. Então Deus, através do profeta Miqueias, fez, três pedidos ao povo: “… o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?[1]

Pratique a justiça: Pratique, não fique falando. Aja, tenha atitudes, escolhas justas. Na sua maneira de perceber, avaliar, decidir pelo que é direito, justo, reconhecer o mérito de alguém ou de algo seja de um amigo ou inimigo.

Ames a benignidade isto é cultivar com afeto e interesse pelo bem-estar do outro tratando-o com  misericórdia, até quem não merece. Comporte-se com base na lealdade e fidelidade, princípios  de referência bíblica sagrada.

Andes humildemente com o teu Deus é caminhar, diariamente consciente das suas  limitações. Modéstia e simplicidade. É bem diferente do  complexo de inferioridade.

Pratique a justiça, ame a benignidade e ande humildemente com Deus só é possível obediência de fé em Cristo Jesus, entendeu?

  • Essa mensagem responde a pergunta: Você conhece os três pedidos divinos apresentados por Deus  nos dias do profeta Miqueias ao povo de Israel?
  • Aplicação para sua vida: Essa é uma versão resumida dos conhecidos 10 mandamentos, destacando a prática da justiça, o amor a benignidade e ao caminhar com Deus com humildade.

[1] Miquéias 6:8 A mensagem de Miquéias para Judá era de juízo, em vez de perdão, esperança e restauração. Especialmente notável é um versículo em que resume o que Deus requer de nós (6.8).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?