PARA A DEVIDA COMPREENSÃO DA BÍBLIA

Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional de Combate ao Racismo
  • Estudante Internacional
  • Dia da Criatividade

Quantos mal-entendidos acontecem na vida, não é? Um dos mais frequentes se refere á compreensão das Sagradas Escrituras. Quando as revelações bíblicas são interpretadas ignorando-se seu objetivo, para quem foi escrito acontecem todos os tipos de interpretações enganosas.

Uma pessoa leu a seguinte passagem: “quando comprares um escravo hebreu, ele servirá seis anos; no sétimo sairá livre, sem pagar nada”. Tirou a seguinte conclusão: Se fôssemos seguir este trecho de Êxodo, as pessoas teriam, hoje, que comprar e vender escravos. Então traríamos de volta a  escravidão. Essa conclusão é compreensível para quem encara a bíblia como um mero manual de regrinhas desatualizadas. Essa interpretação das Escrituras está errada.

A bíblia foi escrita para ser utilizada somente pelas pessoas que servem e amam a Deus Pai. Como está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa Obra”. Entendeu? Quem deseja viver a comunhão com Deus Pai de Cristo Jesus , o Criador encontra na bíblia o registro dos valores éticos e morais divinos.

Esta orientação foi escrita para o povo de Israel recém-saído de uma escravidão de 400 anos no Egito. As orientações divinas para a escravidão para o povo de Israel eram completamente diferentes das escravidões de outros povos daqueles dias. Leia essa referência completa[1].

Quem acompanha a história humana perceberá que os sistemas políticos de governo eram diferentes dos de hoje. Assim é o Espirito de Deus que nos permite interpretar e aplicar a palavra bíblica para os dias de hoje. Boa parte das Escrituras não foram escritos em alguma democracia, mas dentro de um contexto de impérios. A cada contexto vale a orientação bíblica: “Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.”[2]

Como você aplica esse conselho á sua vida hoje?

  • Essa mensagem responde a pergunta: Você conhece os princípios básicos para compreender e interpretar qualquer livro?
  • Aplicação para sua vida: Não faça da bíblia um manual de regras, mas uma carta divina para o ser humano compreender a Deus na história humana.

[1] Êxodos 21,2: Leia o trecho todo do capítulo 21:1-11 O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

[2] 1Coríntios 7:21-40 ARA CORÍNTIOS  Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?