O EFEITO DA PERGUNTA DE JESUS PARA VOCÊ!
O |
O que você pensa e sente quando Jesus lhe dirige uma pergunta? Você responde com a opinião do seu líder religioso, de sua tradição espiritual ou mesmo com um teto da bíblia? Consegue traduzir com suas próprias palavras a resposta a pergunta de Jesus? A pergunta é a seguinte: “-Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?” [1]
Ele deseja saber quais são as suas razões para avaliar outros antes de considerar sua própria condição. Há quem que precisa sentir-se melhor do que o outro diante de Deus Pai. Então mede e compara seu erro, seu pecado com o de outra pessoa. Ou então ao aponta o cisco no olho do outros considera que o cisco nos próprios olhos é insignificante. Por que comparando o tamanho do problema você tem uma condição melhor do que do outro?
Será que Jesus quer calar a sua boca quando lhe faz essa pergunta? Não! Jesus deseja que você avalie suas razões para apontar erros na vida de outras pessoas sem, no entanto, reparar com a mesma coragem nos seus próprios erros.[2] A natureza humana é crítica. Tem facilidade em apontar erros do semelhante. Não está mentindo na maioria das vezes. “-Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?”
O alvo de Jesus com essa pergunta é revelar o seu orgulho, considerando-se melhor do que aquele que você aponta, até mesmo dizendo a verdade. Jesus ordena que avaliemos os outros não comparando conosco mesmos, mas com a justiça divina. Os critérios divinos servem para você avaliar os outros, mas também a si. Assim Jesus conduz você a comparecer diante dEle levando não somente o erro dos outros, mas principalmente o seu. Isso não é tolerância, mas justiça divina. Se você encarar assim sua avaliação, perceberá que precisa da misericórdia e perdão divino tanto quanto o outro que você critica. Você está pronto para tomar essa atitude?
- Essa mensagem responde à pergunta: O que a pergunta de Jesus quer provocar com você?
- Aplicação para sua vida: Aproveite mais essa oportunidade de responder a pergunta de Jesus e conhecer melhor a Deus.
[1] Mateus 7:3 “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?”
Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[2] João 7:24 “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.”