CULTIVE SUA VONTADE DE LER

CULTIVE SUA VONTADE DE LER
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional da Alfabetização
  • Dia do Bandeirante
  • Dia do Diabetes

Mostre-me quantos livros leu esse ano!   A facilidade para assistir um telejornal ou mesmo escutar pelo rádio nos permite desenvolver outras atividades enquanto as notícias são transmitidas. Agora a leitura é muito exigente. Você precisa de concentração, atenção, pensar. As emoções de satisfação só acontecem depois que você entende o que leu, sem isso sobram apenas a irritação de ler e reler o texto até captar o sentido.

Para ler é preciso estar alfabetizado. Isso é mais que reconhecer as letras, mas desenvolver-se na vivência de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais. É pensar a respeito do funcionamento do que leu na vida, na prática.

Quem é analfabeto continua inteligente, mas tem  limitações para informar-se do que acontece. Enfrenta maiores barreiras para ser senhor das informações e construção da sua capacidade  pensar sobre os fatos.

Você precisa cuidar da sua capacidade de ler e interpretar os diversos tipos de leituras. Poesias, críticas, resumos, parábolas, fábulas. Essas são apenas algumas classificações do gênero literário. Cada uma delas exige uma capacidade desenvolvida de registrar os pensamentos, a realidade, as impressões.

Alguém já perguntou: a “Bíblia Sagrada deve ser interpretada literal ou filosoficamente? Isso revelou a falta de desenvolvimento da compreensão e leitura. Então muitos concluem que Deus fala diretamente ao coração delas.” Sem qualquer exercício da sua capacidade de leitura ou compreensão do que leu. Muitos gostam de encarar a bíblia como um mero manual de ética e moral, desprezando a riqueza com que Deus se dirige  aos seres humanos.

Outros gostam de interpretar a bíblia como fábula pois  assim não precisam levar a sério o que Deus, através do povo de Israel e de Cristo nos revela de Si e da história humana.[1] Experimente ler na própria bíblia as novelas, os filmes e documentários dos relatos bíblicos que assiste[2]. Aprenda a separar a realidade bíblica da ficção humana do entretenimento. Aprenda a pensar com Deus em Cristo[3]!

  • Essa mensagem responde a pergunta: Será que você está perdendo sua vontade de ler?
  • Aplicação para sua vida: Não se acomode apenas em ouvir a palavra de Deus, cultive o hábito de ler e meditar no que leu.

[1] 2 Pedro 1:16 “De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.”

[2] 1 Timóteo 4:13 “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.” Mesmo no tempo em que não havia tv, radio o apóstolo Paulo incentiva o jovem pastor Timóteo a continuar lendo publicamente as sagradas escrituras na comunidade.

[3] Romanos 15:4 “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?