JESUS LHE PERGUNTA!
- Dia de Finados
Basta uma pergunta para sua mente começar a funcionar em alguma direção em busca de resposta. Vivemos a era pós-moderna, onde a “deusa ciência e tecnologia” a demonstra a capacidade humana de fabricar braços, pernas artificiais e implantar chips que restauram o movimento do corpo paralisado. Médicos podem operar á distância os pacientes, e até cegos podem ver.
Jesus pergunta ainda hoje: “Quem de vocês, por mais que se esforce, pode acrescentar um côvado a duração de sua vida?”[1]A medida de comprimento o côvado, aparece várias vezes no Novo Testamento.[2] Os hebreus utilizaram esta medida de comprimento e aparece em muitos livros bíblicos, seja do A.T. ou do N.T. Mas também os Babilônios e os Egípcios os Gregos e Romanos utilizaram. Esta medida está baseada no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo. O côvado dos romanos e hebreus media 45 centímetros.
A narrativa inspirada em Mateus capítulo 6 lembra a cada ser humano suas limitações e suas possibilidades. Não se trata do regime político ou planos de saúde, nem mesmo da sua herança genética. Jesus lembra que a vida de cada um está sob o controle divino. Cada um de nós precisa ter em mente que não pode acrescentar 45 centímetros cumprimento dessa vida.
Jesus usa a medida de distância e não do tempo para falar da vida. A distância percorrida é uma prova de saúde. Por isso o Espirito de Deus revela que o exercício físico pode ter validade para o corpo. No entanto é a piedade, isto é, o cuidado na comunhão com Deus Pai é que tem maior importância para a distância que existência humana percorre na companhia dEle.[3] Resumindo: cuide de sua saúde, mas não ignore a caminhada de vida percorrida em Comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus.
- Essa mensagem responde à pergunta: Já percebeu como as perguntas de Jesus é e ter combustível para a caminhada consciente com Deus Pai?
- Aplicação para sua vida: A medida para avaliar a vida com Deus está muito mais na distância percorrida do que no tempo. Ser fiel a Cristo é percorrer toda a vida como uma caminhada com Cristo Jesus aqui e agora.
[1] Mateus 6, 27 “Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?”
Pergunta combustível para a mente! Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus
[2] Referências ao côvado no Novo Testamento. Mateus 6,27; Lucas 12,5; João 21,8
[3] 1 Timóteo 4:8 “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.