A BIBLIA DAS BIBLIAS E AMÓS

A BIBLIA DAS BIBLIAS E AMÓS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

                Dia Nacional do Livro

             Dia do Comerciário

•             Dia da Decoração

  • Dia do Balconista

1 Livro para cada ramo da ciência. Sim, a ciência já tem algumas “bíblias”. Ela se propõe a responder perguntas com pesquisas e anotar as técnicas e conhecimento estabelecido. As perguntas são o combustível da mente humana. Ainda há mistérios demais para a ciência formular dogmas finais mesmo sobre o que já conhece. A bíblia sagrada é o único livro com verdades finais porque se baseia no que Deus, o Criador, revelou de Si ao seu povo, dos filhos de Israel.

O profeta Amós era um homem de origem rural. Amós não era um profeta, mas cuidava de ovelhas, bois e colheita de sicômoros. Sua familiaridade com o campo permeava sua mensagem profética referindo-se a animais, insetos[1] , ervas e frutos[2] . Deus o incumbiu, como leigo a  de falar aos habitantes de sete cidades e ao povo de  Israel. Amós saiu do sul onde vivia e foi ao norte pregar na cidade de Betel. Ali ficava a casa do rei e um local de adoração.

O reino de Israel vivia o apogeu da prosperidade. Tal condição  devia incentivar o povo a firmar-se com o Senhor seu Deus. No entanto a idolatria, com adoração ao bezerro e a corrupção social tomava conta do povo e seus dirigentes. Amós pregou em Betel e sofreu oposição tão forte que voltou para casa e escreveu o que Deus lhe dera. Sim, Deus usava um ruralista, para denunciar e escrever as marcas da injustiça social, corrupção das autoridades e perseguição a  quem  protestasse contra as injustiças.

Em Amós você encontra um registro esclarecedor da aliança de Deus com o povo de Israel nos seguintes termos: “De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniquidades. Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”[3]

Toda bíblia registra como Deus disciplina ao Seu povo com quem firma aliança mas não os extermina. Começa com o povo de Israel e conclui com o povo de Cristo Jesus. Assim é a revelação divina para todos povos da terra. Para eu e você!  Está escrito assim em muitas passagens na bíblia.

  • Essa mensagem responde à pergunta:  Por que Deus fala de diversos modos, por diversas pessoas ao seu        próprio povo?
  • Aplicação para sua vida:  Note como Deus, das mais diversas formas fala com você, em ocasiões diferentes e por pessoas diferentes, desejando andar com você?

[1] Amós 7:1 visão de gafanhotos devoradores  “O SENHOR DEUS assim me fez ver, e eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebento da erva serôdia, e eis que era a erva serôdia depois de findas as ceifas do rei.”

e frutos Amós 8:1O SENHOR DEUS assim me fez ver: E eis aqui um cesto de frutos do verão.”

[2] Amós 8:1,2 E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele. Amós 5:19 “É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.”

[3] Amos 3:2-3 Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensarem em sua própria satisfação. Por volta de 730 anos  A.C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?