E DEUS COM ISSO, ISAIAS?
- Dia Mundial de Informação sobre o Desenvolvimento
- Dia das Nações Unidas ONU[1]
Você acompanha as notícias nacionais e internacionais. Percebe todo tipo de injustiça, mentira, perversão dentro e fora da religião, até mesmo cristã?. Então surge aquela pergunta que põe sua mente em funcionamento: O que é que Deus está fazendo diante de tudo isso?
Essa situação pode ser nova para nós que vivemos hoje, mas Deus utilizou o profeta Isaias durante quarenta anos para mostrar o que pensa e como corrige o seu próprio povo, o povo de Israel. Isso acontecia pela enésimas vez, por volta de setecentos anos antes da vinda de Cristo Jesus. O profeta Isaias era homem culto, casado, pai de pelo menos dois filhos. Acredita-se que o profeta Isaias morreu serrado ao meio no reinado do rei Manasses[1]. O que lhe parece esse cenário?
O profeta Isaias começa denunciando e condenando a prática religiosa judaica que tem apenas aparência, sem prática real. Repreende o culto hipócrita que os poderosos e opressores daquela sociedade prestavam, negando no íntimo os oráculos divinos e a proteção divina que Deus lhes havia dado já por mais de mil anos.
A capital Jerusalém, era exatamente a base de toda corrupção e imoralidade de homens e mulheres. Havia anarquia e confusão naquela cidade que tinha a sede religiosa do povo. Através de Isaias Deus adverte Israel que utilizara outros povos, pagãos, para disciplinar o povo do Seu amor e trazê-lo a prática da justiça, santidade e amor. No entanto adverte que os mesmos povos usados para corrigir Israel não eram melhores e por isso também seriam corrigidos depois de cumprir a meta divina com o povo escolhido.
Apesar das correções anunciadas não ocorreria o extermínio do povo. As promessas e alianças divinas com o povo eram mantidas. Tudo foi escrito para que hoje, no século 21 tenhamos claro que o caráter divino não mudou. O profeta Isaias escreve tanto sobre o severo juízo divino quanto sobre sua graça. O profeta Isaias é o que mais contém menções de Jesus nos Evangelhos. Sim Cristo Jesus é o caminho de correção para cada um que se reconcilia com o Pai Celeste. As mensagens duras são misturadas com poesias de conforto e promessas divinas.[2] Você já leu o profeta Isaias?
• Essa mensagem responde à pergunta: Como Deus tratou com a corrupção, injustiça e perversões do povo de Israel com sua capital Jerusalém, dentro e fora da religião?
• Aplicação para sua vida: Preste atenção ao caráter divino ao tratar do próprio povo que criou. Considere se estamos livres de correção e amor desse Deus revelado mesmo no Novo Testamento?
[1]https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas
[1]2 Reis 21:1-3 “Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá. 2Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. 3Reconstruiu os altares idólatras que seu pai, Ezequias, havia demolido e também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado para Aserá, como fizera o rei cabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto. Morte de Isaias mencionado na carta aos em Hebreus 11:37 no Novo Testamento.
[2] Revista Ultimado Julho/agosto2021 pagina 24 por Elben Cesar.