CAIM E ABEL, POLÍTICA E RELIGIÃO

CAIM E ABEL, POLÍTICA E RELIGIÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia da Homeopatia
  • Dia do Anarquista
  • Dia do Arquivista

Será que você já parou e prestou atenção a narrativa bíblica da morte de Caim e Abel no início do livro de gênesis capitulo 4? Esses dois irmãos eram os primeiros filhos de Adão e Eva.[1] A primeira expressão do culto a Deus o Criador acontece com esses dois. O sacrifício que Abel ofereceu a Deus foi recebido.[2] O sacrifício de Caim foi recusado. Caim ficou bem  aborrecido. Deus o aconselhou a reconhecer o erro e mudar de atitude[3]. Caim então precisava rever sua expressão cultual para agradar a Deus. No entanto ele convidou o Irmão a acompanhá-lo ao campo e privadamente o matou[4]. Uma história bem simples não é verdade? 

Agora note que interessante: Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto. Caim exerce seus direitos em um assunto público que envolvia seu culto a Deus. Ele não levou em conta o caráter divino. Ele ofereceu o que bem quis sem levar em conta o caráter da divindade. Ficou aborrecido porque o seu “voto” foi rejeitado. Recebeu a orientação divina para a correção. Ele corrigiu o seu erro? Não! Ele matou o irmão que agiu corretamente para com Deus. O problema não foi o erro, mas sua recusa em corrigir o erro.

Política e religião estão envolvidos nessa tragédia familiar, nesse primeiro assassinato entre seres humanos.   A política e a religião são duas facetas da existência humana. Desde a escolha dos primeiros pais em CONHECER O BEM E O MAL[5] o ser humano enfrenta a realidade de seus próprios erros. Tal escolha afeta a vida  privada e se manifesta na vida pública. Quem prefere rejeitar a correção e matar a  justiça, torna a realidade trágica, não é?

Deus não impediu as escolhas humanas. Assim conhecemos o bem e o mal que somos capazes. Ou buscamos correção ou continuamos matando a justiça, mesmo em nome da liberdade de rejeitar o Criador, como fez Caim. Aceitar correção na religião é contribuir para politica de justiça, verdade e  amor.

  • ·         Essa mensagem responde à pergunta: Onde a bíblia leva a considerações a respeito da Política e religião  na vida do ser humano?
  • : Aplicação para sua vida: Verifique se você em algum momento acredita que sua fé privada não tem expressão na sua atuação pública, cidadã?

[1] Gênesis 4:1-2 “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.”

[2]  Gênesis 4:4,5 “Sacrifico de Abel aceito E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”

[3] Gênesis 4:6,7 “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”

[4] Gênesis 4:9-12 “E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?  E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.  E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.”

[5] Gênesis 3:1-11 Leia com atenção e calma esse trecho  no inicio da bíblia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?