O PARADOXO DO EPICURO
- Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
- Dia do Profissional de Informática
Refletir, pensar na realidade do sofrimento humano é automático diante de uma tragédia, não é? Epicuro, o filosofo que viveu no século IV antes de Cristo sofria com cálculos renais. Certamente refletiu muito sobre a dor e o sofrimento.
Um dos seus pensamentos mais conhecidos diz assim: “Se Deus sabe todos fatos é poderoso para alterar qualquer realidade então tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é benevolente não ama. Enquanto onipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois, não sabe quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é onisciente. Enquanto sabedor de tudo e amoroso, sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois, não é capaz. Então ele não é onipotente.” Resumo para você: esse Deus não existe.
O único aspecto que esse famoso filósofo não considerou, não leva em conta, exatamente o que mais respeitava: a liberdade. Amizade e liberdade eram cultivadas na sua escola filosófica. E quando Deus , o Criador deu toda a liberdade para o primeiro casal advertiu: De todas as árvores do jardim podereis comer, mas do fruto da arvores do conhecimento do bem e do mal não comereis pois no dia em que o fizerdes, certamente morrereis”[1]
O fruto da Arvore do Conhecimento do bem e do mal” não consistia em algum tipo de mídia, de TV em que o ser humano apenas “assistiria os fatos e expressões do bem e do mal”. Provar daquele fruto lhes dava a condição de VIVER o bem e o mal.[2] Experimentaram do fruto proibido e a vida, ficou desse jeito que você vê. Experimentamos alegrias, mas também profundas tristezas. A morte está envolvida na vida de cada um.
O evangelho de Jesus vem EXATAMENTE restaurar aquela liberdade para viver o bem e a profunda amizade com o Criador.[3] Você precisa conhecer o evangelho do amor, da onipotência e a sabedoria divina para erradicar o mal e a morte através do sacrifico e ressureição de Cristo Jesus.
- Essa mensagem responde à pergunta: A presença da dor, do mal e do sofrimento na existência humana é prova que Deus onisciente, onipotente e amoroso não existe?
- Aplicação para sua vida: Cada vez que enfrentar o sofrimento lembre-se das alegrias e da escolha inicial da raça humana pois hoje Deus lhe oferece esperança em Cristo Jesus
[1] Gênesis 2:17 “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.
[2] Gênesis 11: 6 “E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.” Ibidem
[3] 2 Coríntios 5:19 “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de 55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.