TRISTEZA É INGRATIDÃO?

TRISTEZA É INGRATIDÃO?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três
  • Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física
  • Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo
  • Dia do Teatro Municipal
  • Dia do Basquete

Know-how é uma expressão norte-americana  que significa “saber como”. Ter “know-how” em alguma área da ciência tecnológica ou da vida é ter conhecimentos práticos para resolver ou construir soluções de diversas naturezas. Quantas vezes é possível saber o que fazer, mas o problema está em “como fazer”, #saber como fazer”. Conversando com uma amiga de muitos anos, ela contou-me alguns conflitos íntimos. Ela percebe a idade chegando e algumas insatisfações se sobressaem no horizonte  da sua mente, do coração e da própria vida.

Tem uma condição de vida estável, tem onde morar, tem o que comer e o que vestir. No entanto sente-se culpada por não estar mais alegre. Como cristã que é, deseja obedecer a orientação divina expressa no seguinte “know how” divino: De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. [1] Ela não se vê satisfeita quando sua atenção se concentra no que ainda não alcançou no horizonte seus sonhos.   Quais sonhos você  não realizou?

O cristão vive em uma sociedade que grita todo o tempo que não vale a pena privar-se de qualquer prazer, privilégio, poder e satisfação.[2] Os que estão reconciliados com Deus Pai se privam, do que a maioria tem, por amor obediênte a Cristo Jesus. Em meio as quedas que sofre nas tentações, levanta-se e retoma sua caminhada com Cristo Jesus.[3] Esse sistema está contaminado pelo pecado e a aflição é diária. Não somente na  vida, mas também pelo sofrimento reinante  na família, no bairro, na cidade, no pais e no mundo. Não é possível viver satisfeito em meio a toda essa condição.

Piedade consiste na dedicação não ao mero serviço de Deus, mas ao próprio Cristo Jesus. Ele é a fonte da alegria divina[4] para olhar a humanidade começando na própria vida, família, amigos, sob perspectiva das ações e planos divinos, enfrentando a injustiça, ódio e a morte na comunhão com Deus. A alegria divina é a fonte de energia para cada ser humano.

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que fazer para encarar a culpa por não ter a devida gratidão pelo que tem e é?
  • Aplicação para sua vida: Em momentos assim, continue confiando na obra que Deus já começou na sua vida buscando conhece-lo  mais profundamente.

[1] 1 Timóteo 6:6-10 NVI

[2] Salmo 73 O Salmista menciona sua inveja dos ímpios com todas as satisfações da vida. Só quando entra na presença íntima do Criador percebe a realidade.

[3] Provérbiso 24:16 “Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.” Versão  Almeida Atualizada

Source: https://bible.knowing-jesus.com/Portuguese/Prov%C3%A9rbios/24/16

[4] Piedade no sentido bíblico é “theosebeia”. Significa dedicação a Deus e Seus planos. Para mais veja https://estudosdabiblia.net/bd67.htm emn 02.10.2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?