A “VIDA” BIO E A VIDA ZOE

A “VIDA” BIO E A VIDA ZOE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Direito á Vida
  • Dia do Nordestino

Hoje você precisa pensar na vida, na sua vida. Você precisa para um pouco, rapidinho para considerar esse tesouro precioso que éa vida, a SUA vida.

A vida tem a dimensão biológica que faz funcionar o seu organismo, os seus sentidos. Você está ai, pensando, planejando, realizando o que lhe dá a sensação de que está interagindo com a realidade. Não é maravilhoso?

Sua vida, no entanto tem outro nível. Seus planos, suas possibilidades, suas limitações não são tão visíveis assim, mas estão ai. Você vai trabalhando cada aspecto em meio suas atividades, sonhos e desejos. Essa vida permite que você veja a si e também participe da vida de muitas outras pessoas conhecidas ou não. As tragédias acontecem quando descuidos em outra vida  afeta a sua como a sua altera outras vidas. Estamos interligados, deu pra entender?

Nas Escrituras Sagradas Deus  revela que  a vida nesse nível visível, palpável tem a expressão bio. Daí vem a raiz para a vida biológica. No entanto há um outro termo chamado ZOE que se refere não somente ao aspecto físico mas também de uma vida acima do natural, uma vida sobrenatural. Trata-se de uma vida que não se baseia no tempo nem no espaço. Essa é a vida de Deus Pai. Essa vida só Deus pode repartir com o ser humano. É essa vida que dá sentido, significado divino para a existência humana.

Quando você lê, na bíblia a expressão “vida eterna” é a tradução para essa vida ZOE. Essa vida é resultado da fé em Cristo Jesus e dos que seguem a Cristo Jesus.[1] Essa vida que é possível possui-la já agora.[2] Somente Deus pode dar essa vida que tem uma natureza e qualidade que não trata de duração de tempo.  A vida biológica pode ser passada de seres vivos para seres vivos, mas essa vida ZOE, chamada  de “vida eterna” só a fé em Cristo Jesus dá.

Essa realidade está registrada na bíblia assim Vida eterna é está E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.[3] É somente ela que dá significado divino aos rituais e cultos na fé cristã. Sem ela restam somente ritos e doutrinas religiosas.[4] Essa vida Cristo quer repartir com você.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Você conhece so dois sentidos da palavra “vida” nos registros sagrados da bíblia?
  • Aplicação para sua vida: É fundamental para a vida com Deus que você identifique e reconheça a natureza da vida com Deus Pai. Ela está além, acima da existência física.

[1] Teologia da Educação Cristã Lawrence O.Richards   Sociedade Religiosa Edições Vida nova p.11

[2] João 6:63 “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.” Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[3] João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Ibidem

[4] Romanos 6:4 “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?