CUIDADO AO LEMBRAR DO PASSADO

CUIDADO AO LEMBRAR DO PASSADO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Promulgação da Constituição
  • Dia das Abelhas
  • Dia da Natureza
  • Dia do Poeta
  • Dia do Cão

De tudo que um idoso fala há uma frase muito comum, mas muito, muito infeliz. Infeliz porque compromete a sabedoria que os idosos tem. E você precisa, desde já treinar sua mente, seu modo de falar para não repetir essa frase tão comum mas que não tras qualquer sabedoria. Ele está registrada nas sagradas escrituras, a constituição divina para orientar tanto aos adolescentes, quanto jovens e velhos. Você conhece? Vou lhe dizer, preste atenção: “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.”[1]  Dizendo de outra maneira fica assim: “Pare de chorar lembrando-se dos velhos tempos. Nenhum sábio faz isso.”

Não se proíbe de recordar o passado, mas ficar lamentando as épocas antigas é fugir da realidade e tentar ressuscitar um passado maravilhoso ainda que já  morto e enterrado. Vá lá no cemitério, abra a  cova da pessoas mais bonita e rica que você conhece e veja o estado dela. Nenhuma sombra, nenhum traço do passado glorioso. As fotos servem para lembrar mas não trazem o passado para o presente.

Ficar chorando, lamentando na inútil tentativa de viver o seu passado glorioso é o começo de insanidade e não de sabedoria. A revelação divina por diversas vezes e de diversas formas aponta a inutilidade de se viver do passado.[2] Quem se dispõe a preparar um  campo e fica olhando apenas para o passado, para tras cometerá mais erros.[3] A saudade e lamento pelo passado imobiliza uma pessoa e a impede de reconstruir a própria vida como ua conhecida esposa de Ló, ao sair da cidade destruída por Deus.

A c onstituição brasileira afirma que é um dever da família, da sociedade e do Estado  amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo a sua dignidade e bem-estar e garantindo o seu direito à vida.[4] Ponto! De nada adianta lembrar das condições passadas. Hoje são  necessárias novas providências  para novas condições. Viver condições do passado no hoje é negar novos ajustes e recursos  para viver valores eternos que estão adiante.

  • Essa mensagem responde a pergunta:  O que revela a atitude expressa nas  palavras de enaltecer o passado?
  • Aplicação para sua vida: Recordar o passado é maravilhoso na a tentativa de traze-lo para o presente nos impede de viver o presente com a realidade em que estamos. Cuide para não cair nessa armadilha.

[1] Eclesiastes 7:10 A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

[2] Ezequiel 18:24 “Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.”

[3]Lucas 9:62 “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

[4] https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/o-que-diz-a-constituicao-da-republica-sobre-a-pessoa-idosa/ artigo 229/230

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?