A RAIVA E O PERDÃO

A RAIVA E  O PERDÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Mãe Preta
  • Dia da Lei do Ventre Livre
  • Dia Mundial Contra a Raiva
  • Dia da Lei dos Sexagenários (1885)

Quando foi que você passou raiva? A raiva, a ira é uma reação característica do ser humano. A raiva revela um impulso muito forte para a ação. Assim como o calor ou a combustão move máquinas e carros, a raiva pode ser canalizada para atitudes criativas. Normalmente sob o impulso da raiva você e eu facilmente nos voltamos contra as pessoas que suscitaram essa condição em nós. Então a ira nos leva a atacar pessoas e não o problema. Exatamente isso!

Toda vez que alquele homem chegava em casa  precisava tirar o carro da esposa, estacionado no meio da garagem para fazer caber o seu. Ele entrava em casa e as portas de cada móvel, utilizado pela esposa,  estavam abertas. Ela tinha a mania de não fechar as portas.. Então já irado entrava fechando as poertas com violência. O que acontecia? Ele quebrarva as portas, isto é criava outro problema.  A menos que ajudasse sua esposa a abandonar aquela mania de não fechar as portas tudo ficava mais difícil. Lembrando da paciência divina para com ele, utilizou a energia de sua ira. Dividiu sua garagem com uma cortina separando o espaço para cada carro. Colocou um dispositivo nas portas dos moveis para fecharem sozinhas quando abertas. Desenvolveu um outro procedimento com a esposa. Percebeu? A esposa tinha outras qualidades, mas aquela mania dela criava sérias barreiras no relacionamento deles.

A ira, a sua raiva precisa ser utilizada para construir mudanças necessárias e não para agredir o outro física ou moralmente.  Esta é uma razão porque você encontra o conselho divino registrado na bíblia: Irai-vos e não se rebele contra Mim.[1] Aprender a canalizar a ira em amor é um dos pilares da espiritualidade cristã. Sim trata-se de uma disciplina motivada pelo amor e justiça divinos.[2]

A ira divina que devia cair sobre o ser humano, foi colocada em Cristo Jesus. O justo sofreu pelos injustos para que pudessem se aproximar de Deus Pai.[3] Essa é a base para você tratar de sua raiva e perdão como Deus quer e você precisa

.

  • Resposta a pergunta: Como viver a raiva, sem pecar contra Deus Pai?
  • Tarefa para Hoje: Ao experimentar o amor de Deus, revelado por Cristo Jesus você tem uma base real para lidar com a sua raiva, até mesmo antes dela surgir. Você considera possível?

[1] Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”  Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

[2] Tiago 1:20 “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” :  Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos  108 versículos com 54 mandamentos.

[3] 1 Pedro 3:18 “Pois Cristo também foi sacrificado uma única vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, com o propósito de conduzir-nos a Deus; morto, de fato, na carne, mas vivificado no Espírito..” : Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Asia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé  por volta de 62 e 69.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?