COMO PERDOAR!

COMO PERDOAR!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Cantor
  • Dia do Esportista
  • Dia do Encanador
  • Dia Internacional do Idoso

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, incluiu o pedido: “ Perdoa nossas dívidas assim como nós temos perdoados os que nos ofendem”[1] Você lembra-se desse trecho? E quando você diz isso, está dando ao próprio Pai Celestial  o direito de tratar suas ofensas a Ele, do mesmo modo como você trata as ofensas daqueles que ferem você. Então avalie comigo como é que você perdoa?

Para ilustrar a importância  do perdão no relacionamento com Deus e o próximo Jesus contou uma parábola. Um homem teve uma dívida milionária perdoada, mas lançou na prisão um colega de trabalho que lhe devia   três salários mínimos. Jesus concluiu: “Se do íntimo do coração não perdoares o teu irmão, o teu devedor, Deus Pai também não lhe perdoará.”[2] Como você pode perceber que o perdão não é mero sentimentos agradável que sobrevém a quem é profundamente ferido por outra pessoa. O perdão exige motivação e atitudes que brotam de um caráter contagiado pelo amor e perdão recebidos de Deus.

Perdoar não significa minimizar o ferimento, a dor, o prejuízo causado pela ofensa. Outra tentativa de “perdoar” é racionalizar, explicar as causas da ofensa e até transferindo a culpa do ofensor para outra pessoa ou circunstancias. Perdoar não significa esquecer, isso não é possível.

”. Não barateie o perdão, porém o que o inimigo de nossas almas tem semeado em nossa cultura é que o perdão real é algo impossível. De fato: perdoar do mesmo modo que Deus perdoa é impossível ao ser humano. Porem não é a  qualidade do perdão, mas ao fato dele já ter sido dado a nós é que nos permite perdoar o ofensor de modo semelhante. Há três atitudes, que caracterizam o perdão.

A primeira é que ao perdoar alguém se compromete a nunca MAL

mais  usar, contra aquela pessoa, aquilo que ela lhe fez de mal e pelo que você a perdoou. Em segundo lugar você se compromete  a jamais divulgar aquela falta. Observe que é possível perdoar e não esquecer. Terceira: não é possível perdoar e continuar lançando no rosto do perdoado a ofensa, ou manter o tratamento que tinha antes de perdoar.

É deste modo que nosso Pai celeste quer que perdoemos pois é assim que desejamos ser perdoados, não é? Avalie como você tem perdoado. Como é o seu perdão?

  • Em que implica o perdão mencionado na oração do “Pai nosso”?
  • Tarefa para Hoje: Peça  a Deus Pai que lhe esclareça a respeito desse perdão com DNA divino. Somente ao experimentar dEle você terá condições de perdoar assim.

[1] Mateus. 6:9-15 A oração bem conhecida que começa com a expressão “Pai nosso que estás nos céus…”  Mateus  o primeiro dos Evangelho no Novo Testamento, foi  escrito por volta de 60-65 d.C. depois do Evangelho de Marcos. Tem por objetivo mostrar que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Mateus 18:35 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?