QUANDO VOCÊ SE COMPARA, FOGE!
- Dia Mundial do Coração
- Dia Nacional do Trânsito
- Dia Nacional da Juventude
- Dia do Auditor da Justiça Desportiva
Yakisoba e macarronada. Dá pra comparar essas duas formas de preparar o macarrão? É possível. Agora se você fica comparando seu erro com os piores erros dos outros, não dá o devido valor ao erro que VOCÊ COMETEU. Se você deseja reatar seu relacionamento com quem ofendeu precisa arrepender-se. O arrependimento põe no foco não apenas o que você fez, mas os valores, sua forma de pensar que se materializaram naquele erro.[1] É esse foco que guiará você não em meramente pedir perdão mas assumir responsabilidade pelo fato a ponto de pensar e agir diferente, na medida de suas possibilidades.[2] Agora se você acredita que não errou, tanto assim , que nem foi tão grave, não dá credibilidade á sua própria consciência. Isso é colocar em perigo de tornar sua consciência insensível.[3]
É maravilhoso saber que a pessoa que ofendemos ainda nos ama. Esta é uma condição que facilita a reaproximação, mas não serve de base para você pressionar o outro à lhe perdoar. Quando você ofende alguém, deve se aproximar apoiando-se no SEU arrependimento, não na obrigação que o ofendido tem em lhe perdoar. Afinal perdoar significa que ela foi ferida, injustamente por você e você ainda pede que ela arque com o prejuízo e deixe você livre da devida justiça dela. Imagine! Percebe porque o perdoar tem inspiração divina?
Seu arrependimento precisa expressar outra maneira de pensar a respeito daquela ação e não apenas do ato em si. Se você ignorar esse princípio do arrependimento, não haverá condições para a reconciliação ainda que você confesse.
Quando você quer expressar seu arrependimento para com Deus, demonstra essa sua disposição confessando a Cristo Jesus como o Senhor, Advogado e Sacerdote de sua vida diante do Pai Criador . Este é o único caminho para você experimentar o perdão divino com esse arrependimento para com Deus e não apenas na dimensão dos erros para com o próximo.
Para lhe dar o perdão o outro precisará pagar o prejuízo cósmico que você causou. Sim você causou um desequilíbrio na justiça no relacionamento de vocês. Claro que você pode e deve reparar seu erro mas o tempo não voltará. Sua atitude reparadora será apenas uma expressão de seu arrependimento e conversão. Então será o marco de uma nova fase no relacionamento a ser restaurado.
- Resposta a pergunta: Já percebeu o perigo das comparações com outros, que você faz na sua forma de pensar?
- Tarefa para Hoje: A reconciliação não promove a comparação, mas a cooperação, abrir portas de comunicação efetiva. A comparação envenena seu b om senso. Cuidado!
[1] Lucas 18:13 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
[2] Jó 42:5,6 “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” : Autor desconhecido. Neste livro há a história de um homem chamado Jó e a resposta á pergunta: “ Qual o significado da fé? A principal estimativa é de que foi escrito nos tempos patriarcais, isto é século16 a.C.
[3] Lucas 18:11,12 “O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.” Ibidem