DIGNIDADE DO OFENSOR E OFENDIDO

DIGNIDADE DO OFENSOR E OFENDIDO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

 •             Dia dos Símbolos Nacionais

•             Dia Nacional da Televisão, no Brasil

Responda-me: O que acontece, quando um ser humano é desprezado, humilhado, caluniado, no rádio, na televisão e nos jornais? Significa apenas alguma desonra para sua família? Apenas alguma maldição  manifesta através dos mais variados modos? Quando se assassina alguém ou sua reputação, a quem na realidade se está atingindo? Vou lhe dizer: Cada ofensa feita a um ser humano atinge a imagem e semelhança daquele que Deus criou.

Cada criminoso precisa sofrer as consequencias da lei que quebrou, isso faz parte da justiça. No entanto trata-lo sem o devido respeito, justiça de vida, como imagem e semelhança do criador, é injustiça.[1]

Injuriar o pior criminoso, escarnece dele, xinga-lo de todo e qualquer palavrão são símbolos apenas de desrespeito ao seu Criador ainda que não mostrado pela televisão brasileira. A devida aplicação do que a justiça ordena sim, esta ação é coerente com sua condição de infrator, seja ela qual for a pena.

Estou lhe dizendo isso para que você trate todo e qualquer injusto com respeito e dignidade para a  devida aplicação das penas da lei. A sua ira, o seu sofrimento pelas perdas sofridas na injustiça cometida não servem de desculpas para você também quebrar a justiça. Por essa razão Jesus revelou que “… Chame um irmão de “idiota” e você corre o risco de parar num tribunal. Chame sua irmã de “burra”, e estará no limiar do inferno.”[2]

A espiritualidade cristã mantem a dignidade e respeito ao infrator pois a pena é a devida reprimenda  pela sua transgressão.[3] Menos ou mais do que isso é corromper a justiça. Lembremos que  Adão e Eva desobedeceram a Deus, não foram submetidos a qualquer tortura. Cada um rece beu a disciplina divina e colocados fora do Jardim do Eden e assim viverem a escolha feita de conhecerem o bem e o mal sem mais acesso a vida eterna.

 Seu amor a Deus pela fé de Cristo Jesus dá a você essa compreensão da dignidade humana e da justiça divina? Por isso a reconciliação é o selo divino para o relacionamento com o ofendido e com o ofensor. Preste atenção ao conselho divino.

•          Essa mensagem responde à pergunta: As ofensas ditas ou feitas a um criminosos preso ou solto  são justas diante de Deus Pai?

•          Aplicação para sua vida: Verifique como você se refere aos injustos e criminosos á sua volta?


[1] Lucas 3:13-14 E João lhes respondeu: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”. 14Então um grupo de soldados lhe inquiriu: “E quanto a nós, o que devemos fazer?” E ele os orientou: “A ninguém molesteis com extorsões, nem denuncieis falsamente. Contentai-vos com o vosso próprio salário”….

[2] Mateus 5:22 “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.”

[3] 2 Samuel 16:5-14 Resumo: Rei Davi fugindo do filho usurpador do trono é xingado por Simei. Note como Davi reagiu. Leia o que disse ao seu filho herdeiro a respeito desse homem e que pena lhe foi imposta: 2 Reis 2:8-9 Note como Salomão  agiu: 1 Reis 2:41-46. O desrespeito á ordem do rei foi devidamente  justiçada como era comum naqueles dias..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?