O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO?
- Dia do Cliente
- Dia do Idoso Japonês
- Dia do Musico terapeuta
- Dia da Independência da América Central
O dito popular no comércio é exatamente esse: “o cliente sempre tem razão!” É claro que essa lei comercial também gera injustiças, não é? Ofensas graves á dignidade do vendedor são comuns. Quando um cliente abusa de sua condição de comprador destratando quem lhe serve esquece de que seu dinheiro não o torna alguém maior e melhor do que aquele que lhe serve.[1]
O cliente que reconhece que passou dos limites da justiça, da dignidade que até o próprio Deus trata o pecador, precisa percorrer a estrada da confissão, do arrependimento e da reparação. Repido. A estrada da confissão, com arrependimento e reparação.
A confissão é admitir o próprio erro. Qualquer erro do vendedor não torna justa sua realção injusta destratando-o? Arrependimento não consiste em simplesmente dizer: “Desculpe, foi mal” O arrependimento implica em reconhecer que seus próprios conceitos a respeito daquele que lhe serve, precisam ser revistos e ajustados a justiça divina. Isso significa tratar o outro com respeito seja ele quem for.[2] E por fim, a reparação que precisa, ouça bem, precisa ser expressa em uma atitude que acompanha o arrependimento.[3]
A justiça humana transforma tudo em valores financeiros ou serviços comunitários ou mesmo prisão. Se este for o caso submeta-se ao que é estabelecido pela lei. Do contrário, mesmo perdoado, o ofensor deve, precisa demonstrar de modo visível, material seu arrependimento diante de Deus e do próximo. Isso se dá pela reparação, a expressão do arrependimento.
Como você reage diante dos próprios erros? Já trilhou o caminho da confissão, do arrependimento e da reparação? De nada adianta alegar que o outro também é pecador. Essa justificativa serve somente para você fugir de suas responsabilidades e falta de arrependimento. Por isso lhe digo que seu trilhar o caminho da reconciliação, com quem você ofendeu é muito melhor que apenas receber o perdão para a grosseria que você cometeu.[4]
O cliente nem sempre tem razão. Somente Deus Pai em Cristo Jesus é quem sempre tem razão ao indicar para o ofensor e ofendido o caminho da reconciliação.[5] Você está pronto para essa caminhada?
• Essa mensagem responde à pergunta: O cliente nem sempre tem razão diante de Deus Pai, você sabia?
• Aplicação para sua vida: O seu poder aquisitivo não o torna alvo de todos os direitos e excluído de responsabilidade e justiça. Preste atenção e corrija esse modo de pensar.
[1] Tiago 2:6 NTLH ”No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso, não são os ricos que exploram vocês e os arrastam para serem julgados nos tribunais?”
[2] Lucas 18:13 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”
[3] Lucas 19:8 “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”
[4] 25Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia. 26Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
[5] 2 Coríntios 2:10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;