O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO?

O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Cliente
  • Dia do Idoso Japonês
  • Dia do Musico terapeuta
  • Dia da Independência da América Central

O dito popular no comércio é exatamente esse: “o cliente sempre tem razão!” É claro que essa lei comercial também gera injustiças, não é? Ofensas graves á dignidade do vendedor são comuns. Quando um cliente abusa de sua condição de comprador destratando quem lhe serve esquece de que seu dinheiro não o torna alguém maior e melhor do que aquele que lhe serve.[1]

O cliente que reconhece que passou dos limites da justiça, da dignidade que até o próprio Deus trata o pecador, precisa percorrer a estrada da confissão, do arrependimento e da  reparação. Repido. A estrada da confissão, com arrependimento e reparação.

A confissão é admitir o próprio erro. Qualquer erro do vendedor  não torna justa sua realção injusta destratando-o? Arrependimento não consiste em simplesmente dizer: “Desculpe, foi mal” O arrependimento implica em reconhecer que seus próprios conceitos a respeito daquele que lhe serve, precisam ser revistos e ajustados a justiça divina. Isso significa tratar o outro com respeito seja ele quem for.[2]  E por fim, a reparação que precisa, ouça bem, precisa ser expressa em uma atitude que acompanha o arrependimento.[3]

A justiça humana transforma tudo em valores financeiros ou serviços comunitários ou mesmo prisão.  Se este for o caso submeta-se ao que é estabelecido pela lei. Do contrário, mesmo perdoado, o ofensor deve, precisa demonstrar de modo visível, material seu arrependimento diante de Deus e do próximo. Isso se dá  pela reparação, a expressão do arrependimento.

Como você reage diante dos próprios erros? Já trilhou o caminho da confissão, do arrependimento e da reparação? De nada adianta alegar que o outro também é pecador. Essa justificativa serve somente para você  fugir de suas responsabilidades e falta de arrependimento. Por isso lhe digo que seu trilhar o caminho da reconciliação, com quem você ofendeu é muito melhor que apenas receber o perdão para a grosseria que você cometeu.[4]

O cliente nem sempre tem razão. Somente Deus Pai em Cristo Jesus é quem sempre tem razão ao indicar para o ofensor e ofendido o caminho da reconciliação.[5] Você está pronto para essa caminhada?

•             Essa mensagem responde à pergunta: O cliente nem sempre tem razão diante de Deus Pai, você sabia?

•             Aplicação para sua vida: O seu poder aquisitivo não o torna alvo de todos os direitos e excluído de responsabilidade e justiça. Preste atenção e corrija esse modo de pensar.


[1] Tiago 2:6 NTLH ”No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso, não são os ricos que exploram vocês e os arrastam para serem julgados nos tribunais?”

[2] Lucas 18:13 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”

[3] Lucas 19:8 “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

[4] 25Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia. 26Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

[5] 2 Coríntios 2:10  E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?