ILUSIONISMO, MÁGICA E O ESPIRITO DE CRISTO

ILUSIONISMO, MÁGICA E O ESPIRITO DE CRISTO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
S

Surpreeende, sim cada vez que presencio o ilusionismo pela tv. Você assiste na internet diversas apresentações de mágicos ou ilusionistas como são chamados. Cada um com truques incríveis. Na TV, você sabe, tudo pode ser manipulado mais facilmente. Agora, pessoalmente a experiência é outra, é muito mais impactante.

A mágica, ou o ilusionismo, como é conhecida essa arte, de entreter o público dando a ilusão de que algo impossível ou sobrenatural ocorreu. Os praticantes desta atividade designam-se por ilusionistas ou mágicos. Ele mostra o ser humano como se tivesse o poder que nós sabemos muito bem que não existe. No entanto não ignoro que fico impressionado com a forte impressão de que ele possui um poder real. Isso serve de diversão para o ser humano pois trazemos no coraçãoa, em algum canto da mente, o desejo ou o sonho de ter um poder real, como aquele  demonstrado através do truque de ilusão.

Agora quando você acessa a narrativa bíblica cristã encontra a menção de mágicos, feiticeiro, adivinhadores e os que consultam os mortos. Essas são expressões religiosas. Quando falo dos ilusionistas refiro-me sim aos mágicos convidados para a festa de aniversários de crianças, encontros sociais e até apresentações em programas de TV.

Cultivar a ilusão, mesmo para entretenimento, não é uma prática recomendável para o espírito humano. Todos os presentes sabem que é um truque, o elemento “engano, ilusão” é uma referência direta a mentira. A prática do ilusionismo tem efeitos colaterais subliminares pois predispõe o espirito humano a contrariar a lógica humana abrindo a porta para outros tipos de enganos.

Uma passagem conhecida em atos dos apóstolos conta de um mágico que convertido á fé cristão desejou comprar o  poder do Espirito Santo do apóstolo Pedro. Ele foi duramente repreendido pelo apóstolo por pensar que podia comprar o poder de Deus.[1]

Os limites espirituais entre o ilusionismo e as práticas de ocultismo são pequenas  e somente pelo Espirito de Deus é possível  evitar a expressão do mal.  O desafio é que tanto um como outro diminuem o reconhecimento da ação divina quando ela realmente acontece. A confusão instalada facilmente permite o endurecimento do coração humano para as verdadeiras manifestações divinas na existência humana.[2]

Qual atitude você tomará?

  • Essa mensagem responde a pergunta: Qual é a implicação do ilusionismo como  arte de entretenimento?
  • Aplicação para sua vida: não há como esquecer o efeito colateral do ilusionismopria na espiritualidade cristã.

[1] Atos 8:9 Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,10e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: “Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder“.  13O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados.

[2] Deuteronômio 18:9-13″Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?