PATRIMONIO HISTÓRICO DA FÉ CRISTÃ

PATRIMONIO HISTÓRICO DA FÉ CRISTÃ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Patrimônio Histórico

Quem não tem objetos, musicas, lugares que fazem parte  de sua própria história? Sim tudo isso é um… patrimônio histórico de sua identidade. Tem significado para você porque lembram as experiências que marcaram positivamente sua vida. Claro que suas experiências negativas também deixaram marcas históricas na sua existência, até aqui.

As festas da sua região, as danças, construções, estátuas e lugares geográficos escolhidos  pelo governo local marcam os acontecimentos que formam a história daquela cidade, daquela  comunidade. O artigo 134 da Constituição de 1937 afirma que esses monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens tem a  proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Há  Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material, Patrimônio Artístico e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.

Agora pense comigo no que se constitui em patrimônio da fé cristã. Quais foram as heranças que Cristo Jesus deixou para a construção da identidade de seus discípulos? Objetos, lugares, cerimonias que se constituem nas marcas da espiritualidade cristã?  Jesus não deixou  qualquer patrimônio natural em alguma região do planeta. Toda a terra é dEle. O patrimônio artístico foram desenvolvidos como memórias de cristãos. Assim como os templos. No entanto a gireja se constitui de pessoas, não dos prédios ou casas. São as pessoas chamadas á fé em Cristo Jesus[1]  e o registro bíblico das Escrituras que se constituem em patrimônio material[2]. Agora o culto, a Ceia e o batismo  são patrimônio imateriais. Percebe como o patrimônio cristão tem uma tremenda expressão imaterial? O perdão divino, bem como a justificação e adoção, a comunhão com Deus Pai, a promessa da herança com Cristo e o selo do Espirito  operando a regeneração e a santificação formam o patrimônio cristão divino.[3] Tudo o mais são objetos, esculturas, construções e até rituais   que pessoas,  deixaram da influencia cristã.

Verifique o que você sente que destroe o seu patrimônio espiritual cristão, mas não foi firmado por Cristo Jesus.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Você conhece alguma patrimônio histórico?
  • Aplicação para sua vida:  O Evangelho menciona o patrimônio de Deus Pai que sãop os reconciliados com Ele como discípulos de Cristo Jesus e Sua Palavra. Você precisa cuidar desse patrimônio como cristão.

[1] 1 Pedro 2:9 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Asia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé  por volta de 62 e 69.

[2] Mateus 24:35 “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 dC.

[3] Efésios 3:4-10 “4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santosirrepreensíveis em sua presença. 5 Em amor nos   predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, 6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, 8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. 9 E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, 10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?