PROTESTO A FAVOR DA UNIDADE HUMANA

PROTESTO A FAVOR DA UNIDADE HUMANA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Protesto
  • Dia do Artista Plástico
  • Dia do Combate à Poluição

Não pense que um outro ser humano, com um corpo igual ao seu, nada tem em comum com você! Diferente de você em cor de pele, traços do rosto, tipo de cabelo, altura, peso, idade, costumes, e idioma, deixou de ser humano? Lembremos que a cor do sangue é semelhante ao seu. Diante disso é preciso encarar o fato de que há uma unidade intrínseca entre todos os seres humanos e ao mesmo tempo várias diferenças.

Quando vejo cenas de filmes o situações do cotidiano onde  uns seres humanos  rejeitam, ofendem outros seres humanos, surge a pergunta: O que faz esse ofensor acreditar que é superior ao ser humano que trata de  modo tão hostil? Os dois nasceram do mesmo modo e são mortais.

Destruir  o outro, tirando-lhe a vida, reputação, habilidades, revela o real valor que alguém  dá a si.[1]  Quando voce considera alguém, com condiçoes diferentes das suas, superior ou inferior a você e ve necessidade de elimina-lo do horizonte de sua vida, revela como ainda não percebeu a unidade humana com toda sua diversidade.

Eu e você não ignoramos que qualquer um de nos não existe e não é construído isoladamente. Em cada um de nós o outro que desafia, que nos convida a existir, que nos ensina e aprende de nós existe nesse contato.  Formamos e somos formados por fragmentos que encontramos nos outros e no mundo, pelo que permitimos ao outro conhecer em nós e vice-versa. “os outros moram em nós; nós moramos nos outros…”.[2]

A compreensão de que somos diferentes uns dos outros, é perceber que as diferenças existentes precisam ser superadas pelo respeito em amor. Assim se aprende com as diferenças. Esse é o propósito divino ao ordenar que a raça humana se espalhasse por todo o planeta com diversidades geográficas, climáticas e culturais.[3]

A diversidade de raças e culturas exemplifica a criatividade divina. , mesmo dento da raça humana. A obra de Deus, reconciliando toda diversidade da raça humana Consigo comprova nossa unidade. Isso foi realizado sem a força e violência, contra o ser humano mas contra o Cristo Jesus, morto e ressurreto para nos reconciliar com o Criador.

  • Essa mensagem responde a pergunta: O que você tem em comum com outros seres humanos que lhe etrazem responsabilidade??
  • Aplicação para sua vida: Reavalie seus preconceitos contra pessoas que são diferentes de você no modo de viver lembrando-se que ainda que não concorde com eles, são humanos. O que Cristo Jesus diz a respeito?

[1] Malaquias 2:10 “Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?” Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do “Dia do Senhor”.

[2]  file:///C:/JANUS/%23%20MINIST%C3%89RIOS/PREGA%C3%87%C3%95ES%20E%20ESTUDOS/hunidade%20%20humana460-Texto%20do%20artigo-1759-1-10-20121101.pdf  pagina 6

[3] Gênesis 1:28 “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?