ENCARCERADOS e EMPRESÁRIOS

ENCARCERADOS e EMPRESÁRIOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Azar
  • Dia do Economista
  • Dia da Bandeirante 
  • Dia dos Encarcerados

Mais de 20 mil encarcerados no Brasil  aguardam o julgamento de seus crimes.[1] Cada uma dessas vidas cometeu crime e por isso esta presos. Os crimes são diferentes, tem penalidades diferentes. Agora  esse tempo de cárcere, sem julgamento, cria  diversos problemas e revela outros mais. Faltam acomodações, ou melhor, penitenciárias. Faltam advogados e juízes, familiares, psicólogos, agentes sociais? Não tenho esse informação precisa. Que outras tantas condições se fazem necessárias para agilizar os julgamentos?

Como é fácil buscar culpados, criticar cada um que participa dessa rede de necessidades, não é? O que Cristo Jesus tem a dizer a respeito? Você sabe? Ele revela que no Juizo Final separá a humanidade em dois grupos. O critério para separar toda a humanidade foram as reações ás pessoas envolvidas pela “…fome, …  sede,   estrangeiro… nu, doentes e encarcerados”[2]. Você nota o cuidado divino  com as minorias  quase invisíveis? Facilmente nos acostumamos com esses necessitados. São muitos, o tempo todo. No entanto Cristo Jesus  chama atenção de cada um de nós para eles.

Cada uma das pessoas envolvidas nas situações de excluídos existem há muito tempo. Não houve, nem mesmo nos dias de Jesus a solução do problema. No entanto isso não livra nem a você ou a mim da oportunidade e responsabilidade de fazer algo a respeito. Não somos chamados a colocar fim a fome, á sede, aos estrangeiros, a quem não tem o que vestir ou doente e nem mesmo dos encarcerados. Somos chamados a atender aquele que está ao nosso alcance. Somente Cristo Jesus poderá eliminar todas essas condições em Seu reino. Mas você e eu  somos como que amostra grátis dessa promessa em pequeníssima escala. 

Um empresário salvou 1.200 pessoas  da guerra que matou 6 milhoes de judeus.[3] Ele fez o que estava em seu alcance como outros que nem conhecemos salvaram bem menos. Mas cada um  fez o que teve alcance. Essa é nossa referência diante de Deus e para essas minorias que o mundo não liga.

Com quais pessoas dessas minorias você se envolve por amor a Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus?

  • Essa mensagem responde a pergunta: O que você pensa a respeito dos encarcerados e de empresários?
  • Aplicação para sua vida: Você precisa participar da solução e não apenas exigir que  outros façam sua parte!

[1] https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/justica/audio/2020-02/33-dos-presos-ainda-aguardam-julgamento-no-pais-e acessado em 29/07/2021

[2] Mateus 25:33-36 “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;  Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.”

[3] Oskar Schindler veja em https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/oskar-schindler-abridged-article#:~:text=Oskar%20Schindler%20(1908%2D1974),para%20a%20morte%20em%20Auschwitz. Acessado  29072021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?