CORTADORES DE CANA E PROFISSÕES EMERGENTES

CORTADORES DE CANA E PROFISSÕES EMERGENTES
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional das Artes
  • Dia do Cortador de Cana
  • Dia dos Escoteiros do Mar

Lá se vão todos os empregos dos cortadores de cana. São conhecidos como boias frias pois quando almoçam sua comida já  está fria. As máquinas fazem o  serviço de dezenas de cortadores de cana e trabalham muitas vezes até sem pausa para o almoço. Não se conhece qualquer plano de habilitar os cortadores a se formarem em condutores das máquinas. Você percebe o desafio?

Uma pesquisa feita [1]com 39 cortadores de cana e 16  operadores de máquinas de uma usina, no interior de São Paulo, deu uma amostra dessa situação[2]. Acidentes de trabalho  continuam acondecendo seja com  os cortadores de cana ou mesmo com os operadores de máquinas. Claro que a natureza dos acidentes são bem diferentes. Os problemas de saúde também.

Eu lhe conto esses fatos para você saber que muitas profissões, como dos cortadores de cana já chegam a extinção, estão acabando. E tantas outras profissões também se tornarão inúteis. Diante disso cada um de nós precisa  preparar-se para essas mudanças, ajudar outros nessa mudança. Incentivar amigos, filhos, parentes a um  preparo melhor para a profissão.

A coragem, a ousadia  para empreender precisa ser incentivada. Alguns terão mais facilidades, outros maior dificuldades. No entanto é preciso acompanhar o progresso nesse mundo de mudanças. Muitos aspectos da vida estão mudando e por isso Deus Pai dá a assistência do seu Espirito Santo. Ele nos inspira com o amor de Deus para encontrar novos caminhos dentro das capacidades que você tem.

Os mais velhos precisam incentivar os mais jovens a buscar atividades profissionais com vistas ao futuro e não ao passado. As oportunidades do passado morrem. Novas estão surgindo. Para os jovens não é fácil encontrar uma colocação com habilidades técnicas. Anima-los a dedicarem-se com esforço, suor e até lágrimas, mas alegremente. Assim é que cada um desenvolve as habilidades recebidas do Criador. Não permita que envenem as próprias esperanças culpando outros, as circunstâncias, seja quem for. Ensine-os a amar a existência que receberam  de Deus Pai para conhece-lO através de Cristo Jesus na  profissão emergente.

  • Essa mensagem responde a pergunta: O que considerar quando sua ocupação eprofissional é substituída por uma máquina ou é cancelada?
  • Aplicação para sua vida: Não é possível qualquer ser vivo existir sem se ajustar as mudanças. Esse é o desafio da sua vida!

[1] João 16:12-14 “Eu ainda tenho muitas verdades que desejo vos dizer, mas seria demais para o vosso entendimento neste momento. 13No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir. 14O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará.” Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Leia em http://www.usp.br/agen/?p=6129 acessado em 29/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?