VOCACIONADO OU VOLUNTARIO
Desde quando você sabe a diferença entre talento e vocação? Talento é uma habilidade que se desenvolve rapidamente com exercícios. O talento revela uma habilidade natural para uma ou várias áreas da ciência, da arte e do ofício. É da pessoa! Muitos podem realizar algo parecido, mas o talentoso faz com maestria.
Vocação, vem do latin que significa “Chamado”, “convocado”. Quando você é convocado, escolhido por alguem para determinada função ou tarefa. Como um jogador, que é convocado para jogar em uma seleção. O vocacionado tem o mesmo sentido. Não se trata de alguém se oferecendo para um trabalho, ele é convocado por alguma autoridade.
Tanto o padre como o pastor são chamados pelo próprio Deus através de Cristo Jesus para o serviço de comunicar o evangelho e fortalecer na fé os outros cristãos que também foram convocados a seguir Jesus.[1] Padres e pastores são chamados primeiro para serem cristaos e depois chamados para cuidar de outros, como o apóstolo Pedro. Ele foi convocado por Jesus com expressão de seu amor ao seu Mestre divino.[2]
Quando então se fala em vocação sacerdotal ou pastoral vemos os procedimentos no aspecto humano. Agora a vocação, o chamado divino, envolve a disposição de quem foi chamado para obedecer a Deus pela fe de Cristo e não meramente pela doutrina religiosa. O reconhecimento por parte da liderança religiosa ou mesmo da comunidade pode ser uma confirmação.[3]
No Brasil muitos padres vinham de famílias importantes. Dentre os filhos, os pais indicavam um para ser padre. Entre os protestantes os que se destacavam na oratória e conhecimento da bíblia eram indicados pela comunidade como pastores. No entanto o resultado do ensino e pregação do evangelho são pessoas convocadas por Cristo Jesus, que ouvirama sua voz, através do Espirito Santo durante o ensino recebido dos lideres. Essas pessoas são as ovelhas de Cristo e não propriedade dos lideres cristãos. Quando esse alvo não fica claro surge toda sorte de mal -entendido.
Pare agora e considere se você foi chamado ouviu a convocação de Jesus ou é um voluntário com alguns dizem: :-“eu me converti”!
• Essa mensagem responde a pergunta: Qual a necessidade da vocação sacerdotal ou pastoral segundo a diretriz de Cristo Jesus?
• Aplicação para sua vida: Avalia o conteúdo de sua fé e prática cristã: ela está firmada na pessoa e obra de Cristo ou da simpatia ou esforço do seu líder religioso?
[1] João 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça.”
[2] João 21:17 “Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”
[3] Atos 13: “Um dia, estando eles a adorar e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: “Separem Barnabé e Saulo para uma missão especial que tenho para eles.” 3 Assim, depois de jejuarem e orarem de novo, colocaram as mãos sobre eles e enviaram-nos para a sua missão.”
–
Agora verifique quanto de sua existência, até agora é contada para a maturidade cristã![4]