BIBLIA E A DESCONSTRUÇÃO DA CULTURA

BIBLIA E A DESCONSTRUÇÃO DA CULTURA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Do Colono
  • Dia Do Escritor
  • Dia Do Motorista
  • Dia Do Produtor Rural

Você escreve um e-mail ou deixa um bilhete com instruções para alguém, mesmo no seu blog. Você escreve o que deseja que as pessoas saibam a respeito do seu ponto de vista a respeito dos fatos que você menciona.

Um filósofo recebeu muita atenção ao palestrar em uma universidade. Ele afirmou que o que você ou qualquer pessoa narra dos fatos não interessa nem um pouco.[1] O que vale é o que cada um  que ler seus escritos  faça com sua narrativa o que bem entender, isto é, interprete como quizer. Sua personalidade, seu desejo de comunicar algo de você, isso não tem qualquer valor, muito menos sua história. O que conta é o que o leitor do seu texto quiser entender. O leitor não tem qualquer compromisso com fatos, com  você como pessoa e muito menos com o que você comunicou. Está bom assim para você?

Usando a expressão comum e atual é  um tipo de  “ódio a você como pessoa”. No entanto a expressão técnica é “desconstrução”. Assim como fazem os seres humanos quando negam reconhecer toda criação como obra divina e as Escrituras passível de qualquer interpretação. É o princípio de perverter o que diz o autor e Criador do ser humano manifesta  no relato de Gênesis 3, Jardim do Éden.

Cristo Jesus é único porque lê e vive verdadeiramente as intenções divinas para com o ser humano em rebelião contra Deus.  A marca é a ressurreição de  “…Cristo, o primeiro; logo depois, os que são de sua propriedade na sua vinda. Então virá o fim, quando Ele (Cristo) entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, potestade e poder. Porque é necessário que Ele (Cristo) reine até que absolutamente todos os seus inimigos sejam prostrados debaixo de seus pés.”[2]

Interpretar e utilizar as Escrituras Sagradas com outro objetivo que não proclamar as virtudes do Deus altíssimo é perversão que Deus não tolera.[3] O alvo das Sagradas Escrituras não está no leitor, mas no autor e consumador da fé: Cristo Jesus segundo interpretção do Espirito Santo.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual o objetivo dos escritores bíblicos?
  • Aplicação para sua vida: As escritores bíblicos tem por objetivo proclamar as virtudes divinas no plano de redenção do ser humano.

[1] Jacques Derrida. Sua participação num colóquio na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore e no ano de 1966, marca o início de uma série de viagens para os Estados Unidos.  Em 15/072021  https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Derrida

[2] 1 Coríntios 15:22-28 “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.   Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.  Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.     Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

[3] O Livro de Eli (em inglês: The Book of Eli) é um filme norte-americano do gênero ação e ficção científica de 2010, dirigido pelos irmãos Albert e Allen Hughes e estrelado por Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis e Jennifer Beals.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?