IGREJA NÃO É HOSPITAL

IGREJA NÃO É HOSPITAL
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Do Bombeiro Brasileiro
  • Dia Do Hospital 

Bem na hora de socorrer uma pessoa ferida, você vai leva-la para a Igreja ou para o hospital? Sem dúvida o hospital é o local melhor aparelhado  para lhe dar muitos dos atendimentos médicos necessários. Mesmo alguém  que tentou o suicídio precisa em primeira mão de um hospital ou de uma igreja? Percebe porque é necessário saber a diferença entre o hospital e a igreja?

Na antiga Grécia, por volta do séc. V a.C., haviam santuários – como o grande templo de Epidauro. Esses locais eram  dedicados a um semideus da medicina chamado Asclépio. Nesse templo, as pessoas vinham para passar a noite, pois a atração mágico-religiosa era a base da cura. Os sacerdotes, chamados de terapeutas, orientavam os peregrinos que ali buscavam a cura para os seus males. 

Hoje, os hospitais têm uma base científica e tecnológica,  nas mais diversas especialidades da vida humana. O hospital reúne condições tecnológicas e de pessoal especializado. Por isso o hospital é local de socorro e de enfermos.

A igreja é diferente porque reúne as pessoas chamadas por Deus  para o Reino de Cristo em amor. Então formam uma comunidade como um relacionamento familiar.[1] O relacionamento da igreja de Cristo serve a uma função educativa e de proclamação da bondade divina, através da fé de Cristo Jesus. A ressurreição da proclamação evangélica  não livra ninguém da morte,  ainda que haja curas. Então a Igreja e uma agencia do Reino de Deus e não um hospital. A igreja é uma comunidade “sarada” da culpa do pecado, separada para realizar e proclamar a obra dos valores divinos mutuamente  e ao mundo.[2]

O hospital serve na dimensão física de minorar ou restaurar a saúde do corpo. A igreja serve na edificação dos chamados por Deus e na proclamação da ressurreição de Cristo a toda raça humana. A igreja é agencia divina  formada pelos pecadores que são sarados do pecado contra Deus e amor ao próximo,  para a glória de Deus Pai.[3]

  • Essa mensagem responde a pergunta: Você sabe a diferença básica entre o hospital e a Igreja de Cristo Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Corrija suas expectativas com respeito a Igreja para evitar enganos, decepções e afastar-se do Deus e Pai revelado por Cristo Jesus.

[1] 1 Timoteo 3:15b “…escrevo esta carta para que você saiba como devem ser as coisas na casa do Senhor, a igreja viva de Deus, defensora da verdade.” Esta carta orienta Timóteo,  jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.

[2] Mateus 25:34-36 “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;  Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[3] 1 Pedro 2:9  “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Asia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé  por volta de 62 e 69.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?